1 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Decor

Existe o certo e o errado no design de interiores?

A liberdade poética, o trabalho criativo e o pensar fora da caixa estão sempre presentes quando o assunto é decoração

 

Como na maioria das profissões, no design de interiores seguimos alguns padrões e nos baseamos em normas que nos suportem e garantam mais segurança e assertividade no desenvolvimento do trabalho. Por outro lado, o trabalho criativo e o pensar “fora da caixa” estão presentes desde o planejamento até na execução, o que também ocorre na arquitetura. Algumas pequenas alterações são permitidas, sem comprometer a qualidade do projeto e a segurança dos usuários. 

Na sequência, trago algumas afirmações que frequentemente nos deparamos quando o assunto é decoração.   

Quadros precisam estar posicionados na altura dos olhos 

- Publicidade -

O homem brasileiro tem, em média, 1,73 m, e a mulher, 1,60 m. Visto isso, a orientação é posicionar os quadros na altura aproximada de 1,60m, da altura do chão. Essa regra vale quando vamos posicionar os quadros em sequência e simétrico, pois quando vamos criar uma atmosfera mais despojada, com diversas alturas e posições (vertical e horizontal), a composição é mais livre.   

 
LEIA TAMBÉM 
Design Oriental: Curiosidades sobre esse estilo de décor 
Confira 10 dicas de decoração para casa com crianças

Um exemplo que foge à regra é posicionar o quadro sobre um móvel e encostá-lo na parede. Fica bem charmoso, além de ser uma maneira diferente de expor a peça. Nessa situação a altura não é relevante e sim, o estilo de layout escolhido.  

 

- Publicidade -

Cozinhas e banheiros precisam necessariamente de pisos frios 

Antigamente era regra a presença de piso frio, ou seja, aqueles revestimentos cerâmicos destinados nas áreas frias. Hoje em dia, porém, o mercado apresenta outras soluções de revestimentos permitidos para essas áreas. 

Todo ambiente precisa ser bem iluminado 

Depende! Existem ambientes que necessitam de mais luz e preferencialmente branca, como a lavanderia, a cozinha e o escritório. Já nos cômodos próprios para relaxar, o ideal é pensar em menos luz e em tonalidade amarelada.  

A diferença é importante, uma vez que a luz amarela traz sensação de aconchego, enquanto a branca privilegia a percepção de foco e atenção.  

Oriento inserir, além da central, mais de um ponto de luz no ambiente, como uma luminária de mesa ou de chão, permitindo mais flexibilidade na hora de iluminar o seu ambiente.   

 

A mistura de estilo de decoração dá mais personalidade à casa

Sim! Costumo dizer que ninguém é 100% um estilo de décor. Normalmente passeamos em três estilos e tendências de decoração. Eles se complementam, criando ambientes mais elegantes, atemporal e sem excesso. Aproveite, também, para mesclar cores e texturas diferentes para trazer mais alegria e leveza à sua residência.

 

@raquelsabbagh.interiores

- Publicidade -
plugins premium WordPress