14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Decor

Sugestões de como decorar e valorizar ambientes pequenos

Apresento alguns conceitos que podem fazer a diferença no seu cantinho. Busque por peças únicas que reflitam o seu estilo e fuja dos excessos

 

Temos observado cada vez mais aglomerações nos grandes centros urbanos, isso tem influenciado diretamente os tipos de moradias oferecidas. A falta de espaço é generalizada, residências e novos aptos vem diminuindo, parece um caminho sem volta, ou pelo menos a curto e médio prazo. As dificuldades econômicas também corroboram para a oferta desse tipo de imóvel uma vez que os custos são reduzidos. 

Kitnets, lofts e studios são termos utilizados para moradias individuais que apresentam em média 30m² e apartamentos destinados para família, normalmente com dois dormitórios possuem área aproximada de 45m² a 55m². 

O que eles têm em comum? Espaços reduzidos demandam desapego e muita organização e para que seja um lar mais agradável, a decoração não pode faltar. Você pode estar pensando, mas em um espaço pequeno eu consigo ter isso? Talvez seja um dos principais desafios para o designer de interiores mas sim, é possível decorar e ainda atender as necessidades e as vontades do morador. 

A seguir vou apresentar alguns conceitos que podem fazer a diferença no seu cantinho, literalmente. 

Vamos lá: antes de mobiliar seu espaço, setorize, entenda quais serão as funções necessárias. Como exemplo, na sala se precisar de um hall de entrada, calcule o espaço disponível e o móvel/acessório ideal para esta função. Pode parecer óbvio, mas não adquira o móvel antes de ter a certeza que ele tem a dimensão ideal para o seu espaço. Tudo deverá ser calculado para melhor aproveitamento do local e que não apresente excessos. 

Priorize tons claros na paleta de cores eles dão mais fluidez em contato com a luz, tornando o ambiente mais amplo e clean. Quando for escolher o tapete escolha a estampa com listras. Listras na horizontal serão bem-vindas para dar a sensação de amplitude e as listras na vertical, como o papel de parede, dará a impressão de um pé-direito mais alto. Além disso quadros com imagens em perspectiva sugerem a sensação de profundidade e continuidade.  

- Publicidade -

Quadro com imagem em perspectiva: mais amplitude ao espaço 

Para ambientes integrados invista no mesmo piso, pois se houver alteração de revestimento entendemos como uma “quebra”, uma limitação entre os ambientes, parecendo espaços menores.
Quando se fala em esquadrias, as portas de correr são ideais para ambientes menores pois podemos aproveitar o espaço de giro, ou até mesmo deixa-lo livre. Espaços livres em ambientes reduzidos são valorizados e dão aquele “respiro” necessário. O vazio também faz parte da criação.
Já citei sobre os móveis flexíveis em outro artigo, eles são perfeitos para essa situação. Os móveis planejados também ganham destaque, basta criatividade para aproveitar cada cantinho disponível.
A iluminação focada ajuda a separar as funções bem distribuídas, proporcionando mais organização e fluidez ao local.
Os espelhos continuam sendo os mais usados quando o assunto é ambiente pequeno. Grande ou pequeno, redondo ou quadrado, fumê ou bronze, qualquer que seja o escolhido ele vai contribuir para dar amplitude ao local. 

 

- Publicidade -
Charme ao local: composição de quadros com molduras distintas  

E para finalizar, abuse das paredes para decorar, desta forma você libera o espaço para os móveis prioritários. Escolha quadros, vasos suspensos, prateleiras e nichos e exponha tudo que lhe traz lembranças boas e felicidade ao olhar. Acredito que essa seja uma das principais funções do designer de interiores, tornar seu ambiente agradável para te fazer feliz. 

Se ainda falta uma mãozinha para despertar esse sentimento, conte comigo. Vou adorar dar dicas e te acompanhar nas transformações do seu lar. Entre em contato pelo Instagram ou Facebook @raquelsabbagh.interiores.

Um beijo e até breve 😉

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress