9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Decor

Você já ouviu falar da regra de três na decoração?

A aplicação dessa regra traz harmonia, além de evidenciar os pontos de interesse do seu espaço, seja pela cor, forma, altura ou tipos de peças decorativas

Hoje vou te explicar o conceito da regra de três na decoração. Vem comigo para entender e quem sabe te estimulo a aplicá-la em sua casa?

A aplicação dessa regra traz harmonia e evidenciam os pontos de interesse do seu espaço, seja pela cor, forma, altura ou tipos de peças decorativas. Ela está presente também em outras áreas como na literatura, fotografia, design gráfico e até mesmo no marketing.

Como o próprio nome diz, a regra de três no design sugere a utilização do conjunto de 3 elementos decorativos. No entanto, você tem liberdade para utilizar um número maior de elementos na composição, desde que esses estejam presentes em número ímpar.

Em um artigo publicado pela Silvana Hindi sobre a regra, ela faz referência a um estudo do professor Terence Hines, da Pace University em Nova York que nos ajuda a compreender o papel dos números impares na decoração: 

“Terence Hines, professor da Pace University em Nova York descobriu que nosso cérebro leva mais tempo para processar os números ímpares do que os números pares. Por essa razão eles têm um significado extra. Números como 3,5,7,101 são mais difíceis de “digerir”, por isso quando diante de uma composição ímpar, prestamos maior atenção”. 

Em design de interiores também é desta forma, você pode aproveitar para explorá-la nos móveis, plantas, cores e iluminação transformando seu ambiente e deixando-o do jeitinho que você deseja.

Mobiliário

Quando for criar o layout do seu ambiente, primeiro entenda qual será a sua atividade específica. Por exemplo, se for uma sala de estar a ideia é que seja um local que acomode com conforto seus convidados e que seja funcional para aquele bate papo.
Um sofá com duas poltronas em frente será ideal. Esse layout será a base da decoração. Os itens decorativos como almofadas, tapetes e adornos em geral se encarregarão de dar o toque final e beleza ao conjunto.
Se houver um cantinho obsoleto e quiser dar uma função para ele, crie uma área de leitura ou de relaxamento. Para compor o espaço escolha uma poltrona, uma mesinha lateral de apoio e um pufe convidativo para a ocasião. 

- Publicidade -

Iluminação 


Para sua casa ficar mais aconchegante abuse da iluminação. Em cada ambiente tenha três pontos de luz, cada um com a sua função: luz geral, luz de destaque e luz de tarefa.
A luz geral atende as necessidades mais básicas, execução de atividades como limpeza, organização, leitura e locomoção. Normalmente as luminárias responsáveis por esta função ficam localizadas no teto do cômodo e possuem um fluxo luminoso mais potente.
A segunda é usada para dar destaque a objetos como quadros, vasos, esculturas, texturas, entre outros elementos que queremos ressaltar. Elas normalmente possuem uma luz mais focada e você pode escolher tanto na cor branca (fria) quanto na amarela (quente).
E a terceira, a luz de tarefa, deve ficar próxima da área de atividade. Como exemplo, posicionada em uma mesa lateral em um espaço de leitura e ou na bancada de uma cozinha para o preparo dos alimentos.

Paleta de Cores 

Na hora de escolher as cores, a primeira pergunta que vem à cabeça é: Quantas cores devo usar?
Mais uma vez a regra de três poderá ajudar. Para que um ambiente tenha harmonia escolha três cores. Ao montar uma paleta é recomendado formar um trio utilizando a seguinte proporção: 60%, 30% e 10%.
Essa é uma maneira de distribuir as cores num ambiente. Ou seja, você pode cobrir sessenta por cento da área numa cor (paredes e pisos), trinta por cento numa segunda cor (móveis) e os dez por cento restante na terceira cor (acessórios).  

- Publicidade -

Proporção 60%,30%,10% na paleta de cores 

Além de uma estética mais equilibrada, o uso de três cores ou tonalidades tem como objetivo dar ao espaço mais dimensão.

Uma sugestão, não siga a regra dos três em todos os cantos da sua casa. Ela existe para você se lembrar de como as composições em número ímpar são importantes e fazem diferença em uma decoração.
Caso tenha dúvida se o resultado ficou como gostaria, tire fotos dos seus arranjos. Nelas você verá com clareza quando um elemento não se encaixa a composição.
Seguir algumas dicas podem ajudar bastante, mas não tenha medo de fugir à regra, sempre é válido acreditar no seu próprio bom gosto. O importante é você se sentir bem em cada cantinho que preparou com muito cuidado.

Deixe seu comentário, você já conhecia essa regra? 

- Publicidade -
plugins premium WordPress