A primeira semana de outubro está sendo marcada pelo anúncio dos vencedores do Prêmio Nobel 2023. Esta é considerada uma das principais premiações mundiais para reconhecer pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade nos campos da física, química, medicina, literatura, economia e para promover a paz.
Além do reconhecimento na área, o vencedor ganha uma quantia em dinheiro. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o valor do Prêmio Nobel é de 11 milhões de coroas suecas, o que equivale a R$ 4,95 milhões. Os premiados também ganham uma medalha de ouro reciclado de 18 quilates, pesando 175 g (185 g, a de Economia), e um diploma.
LEIA TAMBÉM
Reta final para o Enem: comece a se organizar para as provas
Fuvest realiza live para tirar dúvidas sobre Vestibular 2024
QUEM GANHOU O PRÊMIO NOBEL 2023?
Nesta terça-feira (3), foram anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2023, que foi concedido aos pesquisadores Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne LHuillier. Eles realizaram experimentos que geraram novas ferramentas para a humanidade poder explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e moléculas.
Este é o segundo Nobel anunciado nesta semana. Na segunda-feira (2), a cientista húngara Katalin Kariko e o colega norte-americano Drew Weissman ganharam o prêmio de medicina por fazerem descobertas de moléculas de mRNA que abriram caminho para as vacinas Covid-19.
Nos próximos dias, serão anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de química, literatura, paz e economia.
LEIA MAIS
Petrobras analisa possibilidade de reajuste de combustíveis antes do final do ano