Nossa vida adulta é reflexo das relações saudáveis (ou não) de nossa infância. A primeira referência para nosso desenvolvimento inicial como indivíduo, vem através dos valores, crenças, hábitos, experiências e etc, que nossos pais nos passam. Por isso, há a necessidade de um relacionamento saudável entre pais e filhos.
Mas sabemos que relacionamentos saudáveis nem sempre são possíveis. Com pais narcisistas, por exemplo, é praticamente impossível!
Vamos começar entendendo um pouco sobre o narcisismo.
O narcisismo é uma característica de uma pessoa que admira excessivamente a sua própria personalidade e imagem.
Dentro do DSM (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) existe o TPN Transtorno de Personalidade Narcisista: um transtorno de personalidade que se caracteriza por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia.
Na psicologia, quem possui essa condição, possui uma grande dificuldade para controlar sua vaidade, autoestima e laços afetivos.
Quando não se sente admirado da maneira que julga correta, “pune” o outro.
No caso de pais narcisistas, utilizam os filhos como fontes nutritivas para aquilo que julgam importante para sua vaidade, como por exemplo, beleza, sucesso,etc. Ou seja, enxergam os filhos como uma extensão de si. Eles precisam das aprovações das outras pessoas, e acreditam ser admirados e invejados (seja por sua competência, beleza ou inteligência), e em inúmeras vezes, desvalorizam o outro a fim de sentirem-se maiores.
Veja abaixo 5 características de pais narcisistas:
1- Boicota à independência dos filhos e não encoraja os filhos a crescerem na vida para não se sentirem inferiores
2- Demonstra inveja diante das conquistas dos filhos (sempre querem estar melhor dos que os próprios filhos)
3- Manipulam os filhos com chantagens emocionais e comparações. São agressivos com os filhos e os castigam quando contrariados
4- Incentiva os sentimentos de inferioridade nos filhos (há mais críticas e apontamentos de defeitos do que elogios)
5- Usam os filhos para a promoção de seus próprios interesses e muitas vezes os humilham na frente dos outros
Lidar com pais narcisistas não é uma tarefa fácil, pois os comportamentos desses pais podem impactar no emocional dos filhos, e principalmente por viverem dentro de um estresse por tentar agradar e corresponder às expectativas desses pais, podem perder sua personalidade.
Está tudo bem você querer se autopreservar por se sentir culpada, frustrada, insegura e com a autoestima baixa. Está tudo bem querer se afastar de quem estimula seus pensamentos e sentimentos negativos, mesmo que estejamos falando de seus pais.
Pessoas criadas por narcisistas possuem dificuldade de se enxergar de forma realista.
Encontre outras fontes de apoio. Busque um profissional qualificado que lhe dê ferramentas para que você se fortaleça e possa desenvolver sua autoestima e confiança.
Identificar esses sofrimentos e ressignificar sua trajetória de vida e sua essência, pode te ajudar demais!
Se esse conteúdo fez sentido a você, encaminhe-o para alguém que você acredite ajudar também.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Tudo EP.