2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Elas

Lei Maria da Penha: em quais casos pode pedir medida protetiva?

Veja como e quando pedir medidas protetivas, principalmente em caso da Lei Maria da Penha

 

 

As medidas protetivas têm como foco garantir a segurança de indivíduos em situações de risco, especialmente em contextos de violência doméstica e familiar. Essas ações procuram proteger a integridade física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, prevenindo a continuidade de atos violentos. Incluem restrições de contato, afastamento do agressor do domicílio, entre outras medidas. 

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) estabeleceu medidas protetivas para interromper e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, reconhecida como uma epidemia global pela ONU. O artigo 5º da lei define violência doméstica e familiar como qualquer ação baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral ou patrimonial.  

 

LEIA TAMBÉM 

Ar-condicionado: saiba o que se deve levar em conta na hora de comprar 

- Publicidade -

O que aconteceu com os acusados do caso Evandro?

Nesses casos, a medida protetiva é solicitada pela vítima e expedida pela justiça de forma emergencial. Uma vez expedida, determina certas condutas ao agressor, como o seu afastamento, sendo a mais comum. Mas também pode ser a determinação de pensão alimentícia, proibição de contato com a vítima e a suspensão ou restrição de porte de arma, se for o caso.

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress