18 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Elas

O que é ser loba? Termo se popularizou nas redes e tem origem relacionada a livro

Adjetivo é usado para mulheres, como Fernanda, eliminada do BBB24; entenda qual o significado

mulher, escuro, apanhador de sonhos
Termo tem viralizado nas redes, mas é antigo (Foto: Freepik)

O termo “loba” começou a tomar espaço nas redes sociais, mas não é tão novo, já que está presente nos campos musical e literário há uns anos. A popularidade da expressão vem do livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés, que estourou após publicação da nova versão em 2018.

Além dessa produção, há canções como a de Alcione nomeada “A Loba” que trazem o termo à tona. “Sou doce, dengosa, polida, fiel como um cão”, canta Marrom. A artista disse ao programa Samba Canção que “Ser uma loba é ser uma mulher empoderada e também uma mulher que ocupa o seu lugar na hora certa”. (leia mais abaixo)

LEIA MAIS

Com que idade as mulheres chegam à menopausa?

Indígena brasileira é reproduzida em boneca Barbie

O que é ser loba?

A definição para o termo não é algo exato, mas ele é aplicado enquanto adjetivo para mulher que saiu a domesticação e fugiu a estereótipos impostos a ela. Seria a mulher que, conforme concebe a produção de Clarissa, segue sua própria natureza selvagem. Esta conclusão é da comunicadora Marília Lopes, mentora de mulheres, com mais de 33 mil seguidores no Instagram, e que possui uma comunidade chamada Las Lobas.

- Publicidade -

Shakira, que também falou sobre o assunto ao nomear seu álbum de 2009 como “She Wolf”, Loba em tradução, explicou o significado do nome dado ao álbum “É a mulher do nosso tempo. A mulher que sabe o que quer e que é livre de preconceitos e ideias preconcebidas. Ela defende seus desejos mais profundos, com dentes e garras, como um animal selvagem”.

Com o decorrer do tempo o significado dado a expressão foi ganhando novos contornos, prevalecendo um receio, para Marília Lopes, de que ela se torne banal. “Se a gente começa a usar esse ‘loba’ como símbolo de mulher sensual, de mulher extravagante, pode criar um rótulo em torno desse termo que poderia ser inspiração para que a gente voltasse para essa nossa natureza selvagem de mulher livre”, diz.

A idade da loba

No início dos anos 2000, as revistas traziam imagens como a de Christiane Torloni e Maitê Proença, enquanto mulheres que atingiram a “idade da loba”. No viés popular, corresponderia a mulher que chega na casa 40 anos de vida, fase em que se tornaria independente. “São as mulheres que fazem a transição de carreira, que se apropriam do próprio corpo, do próprio prazer”, ambienta Lopes.

Sabe-se, no entanto, que este conceito causou confusões. Para desvincular a ideia de mulher mais velha de loba, entende-se que, provavelmente, a loba é alguém mais experiente e com bagagem. Isto não significa, necessariamente, uma idade certa, mas um movimento para se rebelar com as imposições, criar um estilo de vida e conceito de mundo.

- Publicidade -

A criadora de Las Lobas reconhece que, nas gerações mais novas, há uma mudança grande, pois, “as mulheres já sentiram o chamado e não querem seguir o roteiro”, não existindo, portanto, uma idade certa.

*Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

BBB 25 terá inscrições em dupla

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e a A Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress