Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, 60,6% vítimas de estupro ocorridos em 2020 no Brasil foram crianças de 0 a 13 anos de idade, e na sua grande maioria dos casos, os abusos foram cometidos por pessoas conhecidas e próximas a essas crianças.
O medo de fazer mal a alguém, a falta de conhecimento sobre o ato e o desconhecimento sobre o que pode vir acontecer após a revelação, são os motivos que geralmente fazem essas crianças não contarem a alguém próximo e de confiança sobre o abuso. Mas também é muito comum essa criança estar sofrendo ameaças e chantagens para manter isso em segredo.
Transtornos de ansiedade, depressão e transtornos de personalidade são apenas alguns dos inúmeros prejuízos que essa criança pode vir a ter como consequência em sua vida na infância, adolescência e fase adulta. Por isso, é de extrema importante que os adultos cultivem relacionamentos com conexões emocionais com seus filhos para assim, conseguirem enxergar os reais motivos e necessidades por trás de cada comportamento de seu filho. As crianças dão sinais comportamentais sobre sua saúde emocional o tempo todo, basta estarmos atentos!
Vou listar a você, os 5 sinais mais comuns e mais fáceis de perceber, sobre o pedido de socorro de uma criança que está sofrendo abusos.
– Mudança no padrão comportamental: mudanças no sono, alimentação e comportamentos na escola são fundamentais para entendermos que algo diferente anda acontecendo na vida da criança
– Desenhos estranhos: os desenhos nos trazem muitas informações sobre a saúde mental das crianças. Excesso de monstros ou o surgimento de figuras que envolvem órgãos sexuais, por exemplo, podem ser o indicativo de abuso.
– Comportamentos sexuais: simulações de cenas de sexo durante as brincadeironas com bonecos, ou o uso de palavras que remetem ao vocabulário sexual, podem ser indicativos sérios da existência desse abuso.
– Agressividade e violência sem motivo aparente: a criança pode estar batendo nos outros, jogando objetos ao chão, etc.
– Medos excessivos
Importante deixar registrado aqui, que nem sempre estes sinais isolados significam que a criança esteja sofrendo uma abuso sexual. É geralmente um conjunto de sintomas que nos mostra a existência do abuso.
Se acaso desconfiar sobre o abuso de alguma criança, não demore e corra buscar ajuda profissional. Um psicólogo(a) infantil pode te auxiliar nos próximos passos, antes de bombardear de perguntas (de forma errônea) a criança. O psicólogo deverá avaliar a situação e a criança, e se for o caso, encaminhar para as autoridades competentes.
As crianças com comportamentos disfuncionais precisam ser ajudadas, ouvidas e orientadas. Lide com seus medos e aceite o problema. Só assim você conseguirá ajudar essa criança!
Em casos de abuso sexual de crianças e adolescentes devem ser denunciados ao Disque 100.
LEIA MAIS
Amor ou dependência emocional? veja 4 sintomas