Em uma escala de 0 a 10 quanto você se considera uma pessoa elegante? Mas antes de responder, vamos entender o real conceito dessa palavra?
Ao falar sobre o conceito de “elegância”, muitas pessoas relacionam a palavra com “estilo”. Ou seja, dominar a arte de se vestir bem. E, de preferência, com looks mais sofisticados, que tragam um ar de formalidade.
Como definir atitudes elegantes ou deselegantes?
É difícil, mas certamente é algo ligado à cordialidade que você estende às outras pessoas e não está apenas no modo de se vestir.
LEIA TAMBÉM
Conheça as influenciadoras da nossa região que estarão no Tudo Elas
Adoção do amadurecimento: a realização de um sonho
Garotas criam projetos para apoiar mulheres e combater desigualdades
Ser educado nas interações pessoais, ter empatia com as situações alheias, tratar os outros com cortesia, agir de uma maneira mais harmoniosa no dia a dia, tentando se desligar dos hábitos tóxicos que, infelizmente, todos nós temos em maior ou menor grau.
Existe alguma palavra que pode ser usada como a norma de nossas vidas?
A resposta é: reciprocidade.
Isso significa que você deve agir com os outros como gostaria que agissem com você.
É um conselho que, aplicado às nossas vidas cotidianas, pode nos aproximar de adquirir hábitos mais generosos, empáticos e por consequência, elegantes.
Mas onde está a elegância?
A elegância está mais nas atitudes e palavras do que na marca da roupa que está sendo usada, pois para demonstrar elegância não é preciso ter dinheiro em abundância.
Elegante é a pessoa que traduz, através da sua personalidade, a sua real essência.
Que não tenta parecer o que não é para agradar alguém ou algumas pessoas.
Independente da classe social, do tipo de roupa que está usando, o meio de transporte que utiliza para se locomover, a pessoa pode demonstrar elegância. Isso porque a elegância está dentro da pessoa e não fora dela.
A pessoa elegante têm cuidados com o tom de voz ao falar, comporta-se adequadamente e educadamente em todos os ambientes: dentro de casa, em um evento social, na casa de amigos.
A pessoa elegante respeita e é gentil com todas as pessoas, desde a que tem um cargo mais importante até a mais simples. Respeita regras comuns para conviver bem em sociedade. Cuida da sua imagem evitando expor desnecessariamente suas opiniões.
A elegância vem de berço, se aprende em casa, no trato com os familiares, respeitando os pais e os mais velhos. Atitudes simples e cordiais como agradecer, pedir licença, tratar com educação e gentileza os que convivem com você, não expor as pessoas quando elas cometem um erro, é elegante.
Respeitar filas é elegante, falar educadamente com um atendente mesmo achando que o serviço está péssimo, é elegante.
Ser pontual, cumprir compromissos, ouvir mais e falar menos, cuidar de sua higiene, procurar ter uma vida saudável, ter cuidados com a sua saúde, são atitudes elegantes.
Ter paciência, evitar xingamentos, são atitudes que remetem à elegância.
Arrogância não é atitude da pessoa elegante.
Em resumo: cuidar da imagem pessoal, da sua qualidade de vida, das suas atitudes e comportamentos, lhe levarão a ser uma pessoa elegante.
“O que você tem todo mundo pode ter, mas o que você é… ninguém pode ser.” (Costanza Pascolato)
– Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Tudo EP.
LEIA MAIS
Elas batalham pela inclusão de mais mulheres na astronomia