A seleção brasileira, mais uma vez, é uma das favoritas para vencer a Copa do Mundo de Futebol, mas você sabe da onde surgiu o apelido de “Canarinho”? O Tudo EP foi atrás da história.
A seleção brasileira é conhecida pelos diversos craques que usaram sua camisa, como Pelé, Zico, Garrincha, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, entre outros grandes nomes, mas também é sempre lembrada pela cor do uniforme. A amarelinha, como é conhecida a camisa número 1 da seleção, rendeu outro apelido: “Canarinho”. Mas qual a origem desse nome?
Não há uma historia oficial sobre o termo, mas a mística veio após o Brasil perder para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, no Macaracanã, derrota que ficou conhecida como “Maracanazzo”. Naquela época, a seleção não usava o uniforme amarelo, mas uma camiseta branca com detalhes em azuis. Para tirar a “zica” do uniforme anterior, o jornal carioca Correio da Manhã, em parceria com a então CBD (Confederação Brasileira de Desportos), em 1953, realizou um concurso para escolher um novo uniforme com uma única exigência: que usasse as cores da bandeira do Brasil.
VEJA TAMBÉM
Entenda por que camisa da seleção brasileira sumiu das lojas
Onça? Confira as novas camisas da seleção brasileira para a Copa do Mundo
Mais de 200 desenhos foram apresentados e o vencedor foi um gaúcho de 19 anos, Aldyr Garcia Schlee. Ele apresentou esboços de uma camisa amarelo-ouro, com frisos verdes nas golas e punhos; calção azul-cobalto com uma listra branca ao lado e meias brancas com listras verdes e amarelas.
A novidade inspirada na bandeira nacional agradou em cheio e foi parar na capa do jornal. A cor forte da camisa fez o radialista Geraldo José de Almeida comparar os atletas a um pequeno pássaro de canto melodioso e porte elegante: o canário-da-terra.
O apelido foi eternizado e nascia a emblemática “Seleção Canarinho”. Dali em diante, esse uniforme correu o mundo impondo respeito pelos gramados onde pisa.
LEIA MAIS
Azul passa a aceitar pagamento de franquia de bagagem com pontos