15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dérbi Campineiro

Maior público do dérbi campineiro aconteceu no Pacaembu em 1979; veja vídeo

No dia 3 de junho de 1979, o estádio do Pacaembu, na capital, recebeu o maior público do clássico de Campinas; confira vídeo com os gols na matéria

O dérbi entre Guarani e Ponte Preta vai além da cidade de Campinas. A prova disso foi o confronto realizado no dia 3 de junho de 1979, no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. A Federação levou o jogo para São Paulo e a torcida respondeu batendo o recorde de público, que dura até os dias hoje.
 
Na ocasião, o Pacaembu recebeu 38.948 torcedores, que acompanharam a vitória do Guarani, o atual campeão brasileiro da época, por 2 a 0, com gols de Capitão e Zenon.    

Confira no vídeo abaixo os gols da partida!  

 

 

O dérbi contou ainda com outros destaques do futebol, a exemplo de Dicá, maior ídolo da história da Ponte Preta, e Careca, atacante que esteve na Copa do Mundo de 1986.
  
OS TIMES
 
O time do Guarani que entrou em campo foi formado por: Neneca; Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão, Careca e Bozó. Técnico: Carlos Alberto Silva. 

Já a Ponte Preta contou com: Carlos; Toninho Oliveira, Eugênio, Nenê e Toninho Costa; Wanderley, Lola e Dicá; Lúcio, Osvaldo e João Paulo. Técnico: Cilinho. 

O jogo foi válido pelo Campeonato Paulista de 1978 e ambos os clubes fizeram uma campanha de respeito.   

O Guarani classificou-se, na primeira fase, na liderança do Grupo C, que tinha o Corinthians. O time bugrino somou 28 pontos, apenas o São Paulo chegou a alcançar tal pontuação. Nas quartas de final, passou pelo XV de Jaú, mas foi eliminado na semifinal justamente pelo Corinthians ao ser derrotado por 3 a 2. 

- Publicidade -

A Ponte Preta, por outro lado, foi a primeira do Grupo A, com 24 pontos, à frente do Santos. Assim como aconteceu com o Guarani, o time alvinegro caiu na semifinal para um time que enfrentou na fase inicial, o Santos. A derrota foi por 1 a 0, mas, antes, despachou a Portuguesa, nas quartas de final. 

BRINCO DE OURO DA PRINCESA
 
Os dois clássicos seguintes com mais público foram realizados no estádio Brinco de Ouro da Princesa. No dia 30 de janeiro de 1980, o estádio bugrino recebeu 34.222 torcedores, mas a vitória foi da Ponte Preta por 1 a 0, com gol marcado por Osvaldo.   
O resultado eliminou a equipe mandante logo na primeira fase do Paulistão de 1979, ano que a Ponte ficou com o vice-campeonato, perdendo para o Corinthians na decisão. 

O terceiro maior público do dérbi ocorreu no dia 7 de agosto de 1977. O estádio Brinco de Ouro da Princesa recebeu 32.789 torcedores. Dessa vez, Guarani e Ponte Preta ficaram no 0 a 0. Assim como aconteceu no Estadual de 79, o time alvinegro também foi vice-campeão, com o Corinthians levando o título. 

MOISÉS LUCARELLI
 
O maior público do Estádio Moisés Lucarelli em um dérbi aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1977, com 32.789 torcedores. No embalo de sua torcida, a Ponte Preta venceu o Guarani por 3 a 1. Zenon abriu o placar para o time bugrino, mas Rui Rei, Marco Aurélio e Lúcio comandaram a virada. 

- Publicidade -

O segundo maior público do estádio e o quinto na história dos confrontos foi em 27 de janeiro de 1980, com 30.174 torcedores. A Ponte Preta novamente levou a melhor e venceu por 2 a 1. Osvaldo marcou os dois gols do time alvinegro, enquanto Zenon descontou para o Guarani. 

Confira os cinco maiores públicos do dérbi campineiro:
 
1º – Guarani 2 x 0 Ponte Preta – 03 de junho de 1979 – Campeonato Paulista:
38.948 torcedores (Pacaembu). 

2º – Guarani 0 x 1 Ponte Preta – 30 de janeiro de 1980 – Campeonato Paulista:
34.222 torcedores (Brinco de Ouro da Princesa). 

3º – Guarani 0 x 0 Ponte Preta – 07 de agosto 1977 – Campeonato Paulista:
32.789 torcedores (Brinco de Ouro da Princesa). 

4º – Ponte Preta 3 x 1 Guarani – 27 de fevereiro 1977 – Campeonato Paulista:
31.970 torcedores (Moisés Lucarelli). 

5º – Ponte Preta 2 x 1 Guarani – 27 de janeiro de 1980 – Campeonato Paulista:
30.174 torcedores (Moisés Lucarelli).

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress