A Ponte Preta registrou seu recorde de público no estádio Moisés Lucarelli no dia 1 de fevereiro de 1978, quando perdeu para o São Paulo, no Campeonato Brasileiro de 1977, por 3 a 1. Quase 40 mil torcedores estiveram no Majestoso. Tanto a Macaca quanto o Guarani já tiveram casa cheia ao longo de suas ricas histórias centenárias.
Acostumado com grandes públicos, o São Paulo não se intimidou e abriu o placar logo aos cinco minutos. Serginho Chulapa ajeitou para Neca, que acertou um chute rasteiro da entrada da área para inaugurar o marcador. O próprio Serginho, aos nove, fez 2 a 0. Ele dominou no peito dentro da área e chutou mascado. A bola acabou encobrindo o goleiro Carlos e parando no fundo da rede.
Em desvantagem, a Ponte Preta foi para cima do São Paulo e diminuiu com Tuta, após lambança do goleiro Waldir Peres. O atacante marcou praticamente em cima da linha do gol. A Macaca pressionou o rival, que se segurou como pôde. No fim, ainda conseguiu fazer o terceiro, aos 43 minutos do segundo tempo, novamente com Serginho Chulapa, após passe de Chicão.
LEIA TAMBÉM
Amoroso faz único gol de calcanhar do Dérbi Campineiro, mas Careca estraga a festa do Guarani
Recorde de público do Brinco teve hat-trick de Zico e Guarani em 3º no Brasileirão
Apesar do jogo ter sido em 1978, a partida foi válida pelo Brasileirão de 1977, que terminou com o São Paulo como campeão. A Ponte Preta caiu na terceira fase. Diante do Tricolor, a Macaca teve 37.274 torcedores em seu estádio.
JOGO COM SANTOS DE PELÉ
Apesar do registro oficial apontar o jogo entre Ponte Preta e São Paulo como o maior público do Majestoso, a partida que realmente teve mais pessoas no estádio da Macaca foi frente ao Santos, de Pelé, em 1970. Na ocasião, mais de 40 mil torcedores estiveram presentes no Moisés Lucarelli.
Acontece que muitos torcedores invadiram o local e quebraram as catracas, o que impediu a divulgação oficial do público presente. Segundo os relatos, as pessoas chegaram a assistir o jogo de dentro de campo.
O jogo, em questão, terminou com vitória do Santos por 1 a 0, com gol de Douglas. “Na ocasião, a Macaca disputava a liderança do Campeonato Paulista. Cerca de 40 mil pessoas superlotaram o estádio: havia gente sobre todas as coberturas e até mesmo no gramado. O público não foi divulgado porque as catracas foram arrombadas em meio ao tumulto para acesso ao estádio”, contou o historiador Stephan Campineiro, em seu livro: “Majestoso 70 – O estádio construído pela torcida que tem um time”.
Veja as escalações do jogo da Ponte que tem o recorde de público oficial do Moisés Lucarelli:
Ponte Preta: Carlos, Jair Picerni, Oscar, Polozi e Odirlei; Vanderlei Paiva, Marco Aurélio e Dicá; Lúcio (Helinho), Dario (Parraga) e Tuta. Técnico: Zé Duarte.
São Paulo: Waldir Peres, Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro e Neca (Peres); Zequinha (Mirandinha), Serginho e Zé Sérgio. Técnico: Rubens Minelli.
LEIA MAIS
Moda de técnicos estrangeiros? Guarani e Ponte Preta também tiveram