No futebol, nada vale mais do que bola na rede. O gol é o elemento principal do esporte e muitos jogadores conhecem esse caminho como a palma da mão. Por isso, resolvemos contar um pouco mais sobre os artilheiros que passaram pelo Guarani e Ponte Preta.
Escolhemos os sete maiores artilheiros da história dos dois clubes.
A lista conta com grandes nomes do futebol mundial, a exemplo de Dicá, reconhecido como o principal jogador que passou pela Ponte Preta, e Careca, que chegou a disputar uma Copa do Mundo e levou o Guarani ao título brasileiro de 1978.
LEIA TAMBÉM
Maior público do dérbi campineiro aconteceu no Pacaembu em 1979; veja vídeo
Bugre e Macaca: conheça as histórias dos mascotes do Guarani e da Ponte
Dérbis também foram marcados por gols contra, veja alguns
SETE MAIORES ARTILHEIROS DO GUARANI
A lista do Guarani começa com Zuza, autor de 221 gols com a camisa bugrina. O”Demônio Loiro”jogou no trio de ferro da capital paulista (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) e levou o time campineiro ao título do Campeonato Paulista Amador de 1944.
Nenê virou ídolo do Guarani entre as décadas de 20 e 30, quando balançou a rede em 138 oportunidades. Ele foi um dos líderes durante o período de transição do futebol amador para o profissional.
Careca dispensa comentários. Campeão brasileiro de 1978, o atacante marcou época no São Paulo, no Napoli e no Kashiwa Reysol, do Japão. Disputou também uma Copa do Mundo. Fez 118 gols pelo time bugrino.
Logo após Careca, vem Augusto, autor de 104 gols. O”Príncipe Negro”chegou no Guarani em uma troca que levou Turcão para o São Paulo.
Como quinto maior artilheiro do Guarani está Zequinha, com 95 gols. Ele estreou no time profissional em 1920 e foi uma das referências do time bugrino na época.
O sexto desta lista é Roberto Caco, com 93 gols. Ele jogou pelo Guarani entre os anos de 1923 e 1935. Esteve na histórica virada contra o Santos. Após estar perdendo por 5 a 1, o time virou para 6 a 5.
Já a sétima posição é de Fumagalli. Com 90 gols, é um ídolo da época recente do clube. Aposentou-se após conquistar o título paulista da Série A2.
A lista do Guarani:
1Zuza 221 gols
2Nenê 138 gols
3Careca 118 gols
4Augusto 104 gols
5Zequinha 95 gols
6Roberto Caco 93 gols
7Fumagalli 90 gols
OS SETE MAIORES GOLEADORES DA PONTE PRETA
A lista da Ponte Preta começa com o maior ídolo da história do clube: Dicá, com 155 gols, fez 581 jogos com a camisa alvinegra, tornando-se o rei pontepretano.
Atrás dele está Paulinho, com 140 gols, que caiu nas graças da torcida principal após o Dérbi 95. Na ocasião, o clube alvinegro venceu por 4 a 1.
Com 106 gols, Chicão foi vice-artilheiro do Campeonato Paulista de 1983, ao lado de Sócrates, com 21 gols em 41 jogos. Com a seleção brasileira, conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles. É o terceiro que mais marcou gols com a camisa alvinegra, logo à frente de Osvaldo, com 89.
Baltazar fez o gol da vitória da Ponte por 1 a 0 contra o Grêmio em 1981, na semifinal do Brasileirão, que terminou com o time gaúcho sendo campeão. O jogo, que acabou com a eliminação do time campineiro, teve o maior público do Olímpico, com 98 mil torcedores.
O quinto desta lista é Bibe, com 88 gols. O meia teve o futebol comparado ao de Zidane. Fez sucesso também no São Paulo. Nunca foi advertido por um árbitro e chegava a ser liberado das concentrações da Ponte Preta.
Na sequência, temos Baltazar, com 86 gols e 149 partidas com a equipe alvinegra. Também jogou no tricolor paulista.
O sétimo maior artilheiro da Ponte Preta é um ídolo até certo ponto recente na história do clube. Washington, oCoração Valente, fez 82 gols no time, fazendo jus à fama que o acompanhou durante toda a carreira.
A lista da Ponte:
1 – Dicá – 155 gols
2 – Paulinho – 140 gols
3 – Chicão – 106 gols
4 – Osvaldo – 89 gols
5 – Bibe – 88 gols
6 – Baltazar – 86 gols
7 – Washington – 82 anos
LEIA MAIS
Confira lances fantásticos de 6 dérbis emocionantes entre Guarani e Ponte