18 de setembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Dia do Goleiro: relembre grandes nomes

Culpados nas derrotas, goleiros ocupam a posição mais difícil do futebol; veja seis jogadores que fizeram história embaixo das traves

Taffarel na Copa do Mundo de 1998 (Foto: Reprodução/Conmebol)

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia do Goleiro. Ao longo da história, seja na seleção brasileira, como Gilmar e Tafarel, ou nos clubes brasileiros, como Rogério Ceni e Cássio, os goleiros se destacam em momentos de glória. Relembre seis nomes que fizeram história:

LEIA MAIS

São Paulo se prepara para clássico, após boa estreia de Zubeldía

Série B: Onde assistir aos jogos da segunda rodada?

Goleiros Históricos

  • Taffarel: defendeu a seleção brasileira na copas de 1990, 1994 e 1998. Em 94, foi responsável por defender o pênalti de Daniele Massaro na final, sendo um dos principais nomes do tetracampeonato mundial. Em 1998, em outra decisão por pênalti, na semifinal contra a Holanda, voltou a brilhar ao defender as cobranças de Philip Cocu e Ronald De Boer.
  • Gilmar: defendeu o Brasil nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962, sendo um dos grandes destaques do time, que ainda tinha Pelé na lista.
  • Rogério Ceni: o atleta fez história no São Paulo. Além de goleiro, Ceni foi um exelente batedor de faltas e pênaltis. Conhecido como “goleiro artilheiro” teve mais de 100 gols marcados na carreira e foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2005. Rogério também teve importantes passagens na seleção brasileira, sendo reserva de Marcos no pentacampeonato, em 2002.
  • Cássio: o que mais vezes defendeu o gol do Corinthians esteve presente nas maiores conquistas da equipe. Em 2012, foi destaque por sua atuação na campanha da conquista da Libertadores e, posteriormente, do Mundial de Clubes.
  • Marcos: conhecido como “São Marcos”, foi o grande herói do Palmeiras, sendo pegador de pênaltis e um verdadeiro paredão alviverde. Pela seleção brasileira, o goleiro foi campeão do mundo em 2002.
  • Victor: atuando pelo atlético mineiro em 2013, o atleta defendeu a meta atleticana na conquista heróica da Libertadores, defendendo cobranças de pênaltis com os pés.
  • Dida: vestiu a camisa da seleção nas olimpíadas de 1996 e nas Copas de 1998, 2002 e 2006, também teve uma boa atuação pelo Corinthians, Grêmio e Internacional, além do Milan.

LEIA TAMBÉM

Qual será o uniforme do Brasil para as Olimpíadas?

- Publicidade -
Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress