18 de julho de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Eurocopa: por que o escudo da Inglaterra tem três leões?

Escudo da seleção inglesa leva símbolos que surgiram na Idade Média; entenda o significado dos três leões horizontais

Escudo da FA tem inspiração na idade média (Foto: Reprodução)
Escudo da FA tem inspiração na idade média (Foto: Reprodução)

Se você esta acompanhando a Eurocopa, deve ter ficado com uma curiosidade sobre o significado dos três leões horizontais, rodeados de flores, estampados no escudo do uniforme da seleção inglesa. A origem do símbolo escolhido pela FA (Football Association) é antiga; confira:

Por que o escudo da Inglaterra tem três leões?

O escudo da FA é inspirado no brasão de “Armas Reais da Inglaterra”, criado no século XII para simbolizar o país e sua monarquia. O leão, o imponente “rei da selva”, foi escolhido como símbolo máximo da Inglaterra.

Henrique II, coroado em 1154, foi o primeiro a adotar o animal no brasão, mas foi seu filho, Ricardo I, o “Coração de Leão”, que escolheu o trio de leões para diferenciar a monarquia inglesa das demais. Foi aí que surgiu o brasão de “Armas Reais da Inglaterra”, com fundo vermelho e três leões dourados com as línguas e garras azuis, que serviu de inspiração pra FA.

LEIA MAIS

Quando é a final da Copa América?

Vôlei: por que Sheilla deixou a seleção feminina?

- Publicidade -

Football Association

A FA foi criada em 1863 e é considerada a primeira associação profissional de futebol. Usando a inspiração do brasão real, a instituição alterou o fundo vermelho para branco, os leões ficaram na cor azul escuro e foram adicionadas 10 rosas vermelhas, as Rosas de Tudor, que representam o mês de outubro (10), quando foi criada a FA. O escudo foi usado internacionalmente, pela primeira vez, na Copa de 1950, no Brasil.

Por que a Holanda joga de laranja?

A cor faz referência à casa de “Orange-Nassau” da família real dos Países Baixos, o verdadeiro nome do país onde a região da Holanda está localizada. Ela é, na realidade, uma província dos Países Baixos.
A região conta com a capital Amsterdã e está dividida em Holanda do Norte e Holanda do Sul. O país é uma junção de 12 províncias, divididas em 10 regiões, e com 388 municípios registrados.

LEIA TAMBÉM

Por que Morata está bravo com a Espanha?

- Publicidade -
Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress