O Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 (F1) aconteceu neste domingo (09). Mesmo com a chuva e as entradas e saídas do safety car (carro de segurança), o primeiro a ver a bandeirada foi Max Verstappen (RBR), que estava pressionado após resultados abaixo do esperado nas duas últimas corridas.
A grande surpresa na corrida canadense foi a evolução da Mercedes. Praticamente esquecida no meio do grid, a equipe voltou a andar bem. O que se observou em pista foi uma melhora não só da equipe, mas também do motor fornecido pela montadora. Dentro das suas configurações e limitações, os carros que usam motor Mercedes (Mercedes, McLaren, Aston Martin e Williams) mostraram um ganho de tempo no circuito.
Quem quer esquecer a rodada disputada no Canadá é a Ferrari, que fez um fim de semana ruim. A má forma se arrastou durante todo o fim de semana. Seus pilotos Carlos Sainz e Charles Leclerc não fizeram uma boa classificação, e os dois abandonaram a corrida, fazendo com que a equipe perdesse pontos importantes no campeonato de construtores. Além disso, Leclerc assistiu Verstappen disparar na ponta do campeonato.
F1: Como ficou a classificação após o GP do Canadá?
Campeonato de Pilotos
01 – Max Verstappen (RBR) – 194 pontos
02 – Charles Leclerc (Ferrari) – 138 pontos
03 – Lando Norris (McLaren) – 131 pontos
04 – Carlos Sainz (Ferrari) – 108 pontos
05 – Sergio Pérez (RBR) – 107 pontos
06 – Oscar Piastri (McLaren) – 81 pontos
07 – George Russell (Mercedes) – 69 pontos
08 – Lewis Hamilton (Mercedes) – 55 pontos
09 – Fernando Alonso (Aston Martin) – 41 pontos
10 – Yuki Tsunoda (Racing Bulls) – 19 pontos
11 – Lance Stroll (Aston Martin) – 17 pontos
12 – Daniel Ricardo (Racing Bulls) – 9 pontos
13 – Oliver Bearman (Ferrari/Piloto Reserva) – 6 pontos
14 – Nico Hülkenberg (Haas) – 6 pontos
15 – Pierre Gasly (Alpine) – 3 pontos
16 – Alexander Albon (Williams) – 2 pontos
17 – Esteban Ocon (Alpine) – 2 pontos
18 – Kevin Magnussen (Haas) – 1 ponto
19 – Guanyu Zhou (Sauber) – 0 pontos
20 – Valtteri Bottas (Sauber) – 0 pontos
21 – Logan Sargeant (Williams) – 0 pontos
Campeonato de Construtores
01 – RBR – 301 pontos
02 – Ferrari – 252 pontos
03 – McLaren – 212 pontos
04 – Mercedes – 124 pontos
05 – Aston Martin – 58 pontos
06 – Racing Bulls – 28 pontos
07 – Haas – 7 pontos
08 – Alpine – 5 pontos
09 – Williams – 2 pontos
10 – Sauber – 0 pontos
Destaques
Neste fim de semana, foi anunciada a renovação do japonês Yuki Tsunoda com a Racing Bulls para o ano que vem. O anúncio veio após bons resultados do piloto, que evoluiu muito no comportamento em pista. Tsunoda parece mais maduro nas suas decisões em pista, sendo mais racional. Com isso, ele tem mantido uma consistência nas provas e agradado à equipe. Seu companheiro Daniel Ricardo classificou na quinta colocação e acabou na oitava somando quatro pontos. O futuro do piloto ainda é incerto.
Na pista, veio a confirmação da McLaren como a segunda melhor equipe no grid, mas um erro de estratégia da equipe custou a vitória de Norris, que ficou com a segunda colocação. Piastri foi o quinto colocado. O abandono duplo da Ferrari permitiu que a McLaren encostasse no campeonato de construtores, onde a diferença é de apenas 40 pontos. Já no campeonato de pilotos, sete pontos separam Lando Norris da segunda colocação, ocupada por Charles Leclerc.
Na RBR, as críticas ficaram para Sergio Pérez, que, mesmo com o contrato renovado e garantido na próxima temporada, não entregou uma boa atuação, abandonou a corrida e ainda levou uma punição de Grid de três posições por causar o acidente. A punição será paga no GP da Espanha.
Próxima Etapa
A F1 fará uma pausa neste fim de semana e retorna entre os dias 21 e 23, com o Grande Prêmio da Espanha.
LEIA MAIS
Carlos Miguel vai sair do Corinthians?