14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Marta já ganhou Copa do Mundo? Conheça carreira da jogadora

Mundial feminino, que começou nesta quinta-feira (20), será o último com a participação da melhor jogadora do mundo por seis vezes

A Copa do Mundo Feminina 2023 começa nesta quinta-feira (20) e será a última da carreira de Marta. Com mais de 20 anos dedicados ao futebol e eleita seis vezes a melhor do mundo, ela busca conquistar seu primeiro mundial. A seleção brasileira de futebol feminino nunca foi campeã mundial.

Nascida no interior de Alagoas, na cidade de Dois Riachos, Marta foi criada pela mãe, Tereza da Silva, junto aos três irmãos, ngela, José e Valdir. A paixão pelo futebol começou já na infância, quando ela fugia da escola para bater bola com os meninos no campinho.

Ela começou a melhorar a prática em uma escolinha de futsal, e, aos 14 anos, foi para o Rio de Janeiro para fazer um teste no Vasco, time em que começou sua carreira de fato. Mas, após o encerramento da equipe feminina, em 2003, ela migrou para o Santa Cruz, de Minas Gerais. Neste mesmo ano, disputou sua primeira Copa do Mundo Feminina, marcando três gols em quatro jogos. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Copa do Mundo Feminina: Descubra qual é a seleção que mais ganhou Mundial 

Copa Feminina: Fifa afirma que explicações do VAR serão mais transparentes

 

- Publicidade -

Quando completou 18 anos, Marta recebeu uma oportunidade de jogar na Europa. Com isso, em 2004, entrou para o Umea IK, da Suécia. Dois anos depois, ela foi eleita pela primeira vez a melhor jogadora de futebol do planeta.

Mas foi em 2007 que a alagoana se tornou uma referência do esporte no Brasil. Depois da seleção brasileira ganhar dos Estados Unidos no Pan-Americano do Rio de Janeiro, Marta levou o Brasil à final da Copa do Mundo Feminina. Apesar da derrota para a Alemanha, ela foi consagrada, mais uma vez, como a melhor jogadora de futebol do mundo.

A partir daí, ela se manteve no topo entre as atletas do esporte por três anos consecutivos: em 2008, depois das Olimpíadas em Pequim; em 2009 e 2010, depois de passar pelo Santos, de forma temporária, e ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil. O título mais recente veio em 2018, quando vestia a camisa do Orlando Pride, dos Estados Unidos, se consolidando como a maior vencedora da história do prêmio até hoje.

Em sua quinta Copa do Mundo Feminina, em 2019, Marta ainda marcou um recorde histórico. Ao realizar dois gols, ela se tornou a maior artilheira da história dos Mundiais, com 17 gols em 20 partidas.

Confira as principais conquistas da carreira da jogadora Marta:

– Seis prêmios de melhor jogadora do mundo (maior vencedora)
– Maior artilheira da história das Copas do Mundo (17 gols)
– Maior artilheira da história da seleção brasileira (122 gols)
– Duas medalhas de prata nas Olimpíadas (2004 e 2008)
– Duas medalhas de Ouro nos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007)
– Cinco Copas do Mundo disputadas (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019)
– Cinco Olimpíadas disputadas (2004, 2008, 2012, 2016 e 2021)
– 2 títulos continentais (Libertadores 2009 e Liga dos Campeões 2003/04)
– 7 títulos de ligas nacionais (5 na Suécia e 2 nos Estados Unidos)
 

 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

“Menino das bonecas”: jovem restaura Barbies no TikTok

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress