8 de maio de 2024
- Publicidade -
ON Run Tudo Corrida

Treino: saiba o que fazer no pós-corrida

Treinador Ronaldo Dias conta o que os corredores devem fazer após as provas

Correr é algo maravilhoso, principalmente quando você consegue completar uma prova, seja ela uma corrida de cinco, dez quilômetros ou até mesmo uma maratona, o sonho de consumo de muitos corredores amadores. Mas você se preocupa ou dá a devida atenção ao pós-corrida? 

Um dos pontos mais importantes, e que tem sido motivo de muito investimento em pesquisas em todo mundo, é a recuperação rápida dos atletas. Afinal, quem consegue treinar mais, terá uma certa vantagem sobre quem treina menos, por não estar se recuperando de uma unidade de treino para outra. 

Vale destacar que atletas de alto nível chegam a treinar de 12 a 14 unidades de treino por semana. Logo, a recuperação é determinante para o sucesso em grandes maratonas. 

Embora seja muito importante, a recuperação pós-treino ainda é muito negligenciada pelos corredores amadores. Isso acontece porque, uma vez que a parte mais importante foi concluída, o corredor acaba relaxando e dando prioridade para as coisas que abriu mão em função da corrida alvo. Mas o funcionamento do seu corpo permanece igual e, após um esforço físico (seja ele em um treino ou em uma corrida alvo), é preciso cuidar do corpo, para uma recuperação rápida e saudável. 

As dicas que daremos a seguir também devem ser usadas durante os treinamentos, pois elas vão potencializar seus ganhos de rendimento. 

O QUE BEBER OU COMER
Ao finalizar uma prova, é normal que o atleta não tenha muita fome. Porém, mesmo que não queira beber algo, na maioria das vezes, acaba bebendo muita água. Entretanto, como é normal que corredor perca sais minerais importantes para a contração muscular, as bebidas conhecidas como repositores eletrolíticos são as melhores opções. 

Evite alimentos cujo o processo de digestão é demorado, como gorduras, frituras, etc. Afinal, após a corrida, você já está cansado e esses alimentos requerem um gasto maior de energia para serem digeridos.

Portanto, tenha à mão alimentos fáceis de comer ou beber e que possam ser digeridos com mais facilidade. Uma bebida ou gel à base de proteínas e carboidratos é o ideal, seja caseira ou adquirida em lojas especializadas. 

- Publicidade -

De maneira geral, as frutas são sempre bem-vindas, já que têm um alto teor de vitaminas, que são antioxidantes naturais para o corpo. Mas atenção: para uma maior segurança, tenha sempre a orientação de um nutricionista. 

VIAGEM DE VOLTA
É importante saber como será a sua viagem de volta. Se for de carro ou de avião, você precisará saber quanto tempo vai durar. Afinal, você ficará parado por um tempo considerável, após ter percorrido, por exemplo, uma maratona ou distância similar. 

O tempo que permanecer sentado poderá favorecer a diminuição do fluxo sanguíneo e, como consequência, a diminuição na remoção de alguns radicais livres, presentes na musculatura e na corrente sanguínea. Além disso, não esqueça de lavar os alimentos citados acima para ajudar na pronta recuperação, evitando longos períodos sem comer ou beber água. 

Se manter hidratado durante o percurso é ainda mais importante porque no dia seguinte você terá que voltar ao trabalho e, dependendo da sua função, a desidratação poderá atrapalhar seu desempenho no trabalho.  

- Publicidade -

 

LEIA TAMBÉM  

Corrida das Flores de Holambra abre inscrições 

Corrida: entenda o papel do professor durante a prática

RELAXAR DEPOIS DE UMA PROVA
Acredito que essa é a dica mais importante: descansar. O sono é o alimento do atleta e, se ele não dorme direito, está fardado a ter dificuldades na melhoria de desempenho. 

Contudo, descansar pode ser difícil depois de uma prova. Por isso, invista em banhos quentes, relaxantes, um bom livro ou bebidas, como chás naturais. Esses são itens que podem auxiliar no processo de relaxamento do corpo. 

Mas evite ficar em redes sociais, querendo ver se tem aquela foto maravilhosa ou tentando conferir o resultado oficial da prova. Não esqueça que os organizadores pedem até 48 horas para a divulgação. 

CUIDADOS COM O CORPO
Ao final de uma prova o ideal é apostar em ações que auxiliem em sua recuperação. Coloque gelo em locais que estejam doloridos, faça massagens ou use óleos de recuperação. O que funciona para um pode não funcionar para todos, mas tentar é sempre bem-vindo. 

TREINOS REGENERATIVOS
São treinos leves, com pouco esforço. O ideal é fazer, por exemplo, natação ou a bike indoor de leve. Assim, você manterá a fonte energética ligada, evitando os impactos da corrida. Se for correr, é importante saber o que é um treino regenerativo ou leve para você, ou seja, em qual parte você deve correr, para que o treino seja realmente nessa predominância. 

 

LEIA MAIS 

Por que a Anvisa proibiu a importação de cannabis in natura?

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress