O São Paulo entrou em campo, nesta quarta-feira (11), pela Libertadores, e venceu o Cobresal, do Chile, por 2 a 0. Mesmo com a vitória, a torcida presente no Morumbis vaiou o técnico Thiago Carpini. A cobrança sobre o trabalho do treinador vem desde a eliminação para o Novorizontino, nas quartas de final do Campeonato Paulista. Na ocasião, a equipe caiu nos pênaltis.
No jogo desta quarta, André Silva marcou aos 82 minutos e Calleri ampliou a vantagem aos 88. Uma vitória sofrida, que não convenceu pelo futebol apresentado.
Porque Carpini foi vaiado no final do jogo de ontem?
Por conta da atuação do Tricolor Paulista, Carpini recebeu vaias da arquibancada após o término do jogo. Isso porque o torcedor segue insatisfeito com a postura passiva da equipe em campo. As reclamações se arrastam desde o Paulistão e, com a derrota na Argentina contra o Talleres, na primeira rodada da Libertadores, a relação do torcedor com o treinador ficou estremecida. Com a vitória, Carpini segue no cargo.
Em 16 jogos no comando do São Paulo, Carpini tem oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Acontece que, mesmo avançando como líder do Grupo D no Paulistão, o time já vinha com dificuldades: perdeu para Ponte Preta, Santos, Guarani e o clássico contra o Palmeiras, marcado por brigas, além do empate com Red Bull Bragantino. No mata-mata, apenas empatou com o Novorizontino e caiu precocemente nos pênaltis.
Com tempo para treinar até a estreia na Libertadores, o time teve um revés com três lesões no primeiro tempo diante do Talleres, na Argentina. As mudanças necessárias fragilizaram a escalação, e a equipe da casa não teve dificuldades em vencer. Mesmo quando não há lesões, contudo, a torcida contesta os times montados e as alterações feitas por Carpini, que conta com praticamente o mesmo elenco campeão da Copa do Brasil 2023.
O começo do Brasileirão dará mais regularidade, e também mais aperto no calendário, além de exigir que o time seja mais consistente. O desafio de Carpini é montar uma equipe que convença com bom futebol, não apenas se valendo de talentos individuais, como James Rodríguez, Calleri, Lucas ou o novato André Silva. Apesar da dificuldade que tem encontrado para isso e da compreensão com as vaias, o técnico está tranquilo sobre o seu posto.
O São Paulo volta a campo novamente no MorumBis no sábado, às 21h, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário da estreia será o Fortaleza. A equipe cearense vem de uma derrota na final do Estadual, mas teve a moral reconstituída após golear o Nacional de Potosí por 5 a 0 na Copa Sul-Americana
*TEXTO COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA O ESTADO