9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

10 invenções inspiradoras de mulheres que marcaram a história

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o reconhecimento de criações femininas que foram fundamentais para o avanço da tecnologia nos dias de hoje

Brasileira Jaqueline Goes de Jesus, destaque na pandemia de Covid-19 no Brasil. Foto: Divulgação/ Mattel

O campo da tecnologia, historicamente dominado por homens, tem visto uma crescente presença de mulheres nos últimos anos, conforme revelam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Entre 2015 e 2022, houve um aumento de 60% de profissionais femininas nesse setor.

Apesar do avanço, as mulheres ainda enfrentam desafios, ocupando apenas 12,3% dos cargos de tecnologia, enquanto os homens ainda dominam 83,3% do mercado. O Women in Tech Index da HackerRank classificou o Brasil em 16º lugar no ranking global, com uma pontuação de 34,2 em 100 em termos de representatividade feminina em cargos de tecnologia.

Em contraste dessa desigualdade, desde o século XIX, as mulheres têm desempenhado papéis essenciais, muitas vezes invisíveis, na criação de inovações que moldam nosso mundo atual.

E para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Tudo EP selecionou 10 invenções inspiradoras feitas por elas e que foram fundamentais para o avanço da tecnologia e facilidades nos dias de hoje.

1. Radia Perlman, “A mãe da internet”

Radia Perlman contribuiu significativamente para a internet, desenvolvendo o protocolo STP, entre outras inovações. Seu trabalho foi fundamental para garantir a estabilidade e a segurança das redes de computadores, influenciando diretamente o funcionamento da internet moderna.

2. Algoritmo para computação, Ada Lovelace

Ada Lovelace é reconhecida como a primeira programadora da história, tendo criado o primeiro algoritmo de programação em 1843. Suas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento da computação moderna, e seu trabalho continua a inspirar gerações de cientistas da computação.

- Publicidade -

3. Material para colete à prova de balas, Sthephanie Kwolek

Em 1965, Stephanie Kwolek desenvolveu o Kevlar, um material sintético revolucionário usado em coletes à prova de balas. Sua descoberta, enquanto procurava por uma fibra leve e forte para pneus de carros, resultou em um material cinco vezes mais resistente que o aço.

4. Limpador de para-brisas, Mary Anderson

Em 1903, Mary Anderson concebeu o primeiro design de limpador de para-brisas, facilitando a visibilidade dos motoristas em condições climáticas adversas. Seu invento, embora não tenha sido amplamente adotado inicialmente, revolucionou a segurança no trânsito.

- Publicidade -

5. Compilador, Grace Murray Hopper

Grace Murray Hopper foi pioneira na criação do compilador e da linguagem de programação Flow-Matic, influenciando gerações de programadores. Seu trabalho revolucionou a forma como os programas de computador são escritos e traduzidos, facilitando a programação para uma variedade de aplicações.

6. Aquecedor para carros, Margaret A. Wilcox

Em 1893, Margaret A. Wilcox desenvolveu o primeiro aquecedor para carros, tornando os deslocamentos mais confortáveis durante o inverno. Sua invenção transformou a experiência de dirigir em climas frios e é uma característica padrão em veículos modernos.

7. Corretivo líquido, Bette Nesmith Graham

Em 1951, Bette Nesmith Graham inventou o corretivo líquido, revolucionando a correção de erros em máquinas de escrever. Sua criação foi inicialmente uma solução para os problemas de datilografia, mas logo se tornou um produto indispensável em escritórios em todo o mundo.

8. Carol Shaw, pioneira dos videogames

Carol Shaw foi pioneira nos videogames. Na década de 70, na Atari, lançou o 3-D Tic-Tac-Toe, primeiro jogo criado por uma mulher. Na Activision, seu River Raid, clássico dos anos 70, destacou-se pela jogabilidade diferente, com movimento vertical. Sua história inspira a participação feminina na indústria dos videogames.

9. Hedy Lamarr, pioneira do Wi-Fi

Head Lamarr, além de atriz, contribuiu durante a Segunda Guerra Mundial. Com George Antheil, desenvolveu um sistema de comunicação para as Forças Armadas dos EUA, precursor do Wi-Fi, GPS e Bluetooth. Embora não autorizado pela Marinha, seu legado tecnológico perdura.

10. Jaqueline Goes de Jesus, destaque na pandemia de Covid-19 no Brasil

Jaqueline Goes de Jesus liderou o sequenciamento do genoma do SARS-CoV-2 no Brasil, apenas 48 horas após o primeiro caso de Covid-19. Sua rapidez superou a média global de 15 dias, permitindo diferenciar a variante brasileira da de Wuhan. Doutora em Patologia Humana e Experimental pela UFBA, Jaqueline é pesquisadora no IMT/USP e integra o Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta de Arbovírus.

Capacitação e protagonismo feminino

Para expandir a presença feminina no campo da tecnologia, diversas iniciativas estão trabalhando para capacitar mulheres nesse setor. Abaixo, alguns programas que fortalecem o protagonismo feminino na tecnologia:

WoMakersCode: Essa comunidade nasceu em 2015 com a missão de fortalecer o protagonismo feminino na TI. Oferece programas de formação, eventos, feiras de empregabilidade, mentoria e conteúdo relevante. https://womakerscode.org/

Elas Programam: Uma consultoria especializada em desenvolver soluções para engajamento, capacitação e contratação de talentos femininos de tecnologia. https://www.elasprogramam.com.br/

PrograMaria: A PrograMaria busca empoderar meninas e mulheres por meio da tecnologia e programação. https://www.programaria.org/

{reprograma}: Iniciativa de impacto social que visa diminuir a lacuna de gênero no setor de tecnologia. Oferece capacitação profissional em programação para mulheres em situações de vulnerabilidade, priorizando negras, trans e travestis. https://reprograma.com.br/

Mulheres em Dados: Promove trocas, mentorias, workshops e suporte para reverter a desigualdade de gênero em dados e tecnologia. https://medium.com/mulheres-em-dados

Ela Pode: Inteligência artificial: O Instituto RME – Rede Mulher Empreendedora, em parceria com o Google.org, tem o projeto Ela Pode: Inteligência Artificial. Mulheres empreendedoras têm acesso a aulas, mentoria e recursos financeiros para integrar ferramentas de IA em seus negócios.

Mulheres de Produto: Com mais de 8 mil participantes, essa comunidade busca capacitar mulheres no mundo da tecnologia e criação de produtos digitais. Oferece encontros, cursos, palestras, fóruns de troca e mentorias. https://mulheresdeproduto.com/

- Publicidade -
plugins premium WordPress