O avanço da Internet das Coisas (IoT) trouxe inúmeras conveniências permitindo a conexão de diversos dispositivos eletrônicos, transformando residências em smart homes ou casas inteligentes.
No entanto, essa conectividade também traz riscos à privacidade e à segurança dos moradores. Os equipamentos estão conectados em uma mesma rede e tornam-se vulneráveis quando um deles é invadido.
Entre os dispositivos mais suscetíveis a invasões, encontram-se babás eletrônicas e câmeras de segurança, que, quando acessadas por invasores, podem comprometer a privacidade dos moradores.
Além disso, a rede de internet doméstica em si pode ser um ponto de vulnerabilidade devido a senhas fracas, falta de atualização de modem ou roteador, e a presença de malwares, que podem abrir brechas para a coleta de dados sensíveis, como informações bancárias e acessos a redes sociais.
Além disso, a maioria dos dispositivos de uma casa inteligente é controlada por smartphones, criminosos podem acessar a casa ao roubar o aparelho.
Como evitar invasões e manter a segurança?
Seguem sete dicas práticas para garantir a segurança dos dispositivos de sua casa inteligente.
1. Altere as senhas padrão
Mude imediatamente a senha padrão dos dispositivos inteligentes assim que acessá-los pela primeira vez, pois essas senhas podem ser facilmente encontradas na internet.
2. Troque as senhas regularmente
Evite utilizar a mesma senha por um longo período. Crie senhas fortes, incluindo caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, e evite usar nomes, frases ou datas de aniversário.
3. Proteja sua rede
Mantenha o firmware do modem, roteador ou repetidor sempre atualizado. Desative a função “gerenciar o roteador de fora da rede doméstica” nas configurações.
VEJA TAMBÉM
Veja a lista de 8 aplicativos para quem adora livros
Ministério da Ciência lança mapa de incubadoras e aceleradoras de empresas inovadoras
4. Segmente sua rede de Wi-Fi
Mantenha redes separadas para a família, convidados e dispositivos inteligentes, isolando a rede da casa e protegendo dados sensíveis.
5. Adquira dispositivos de smart home confiáveis
Escolha dispositivos de marcas confiáveis que oferecem atualizações regulares para corrigir erros e falhas de segurança.
6. Personalize a palavra de ativação por voz
Se você usa dispositivos ativados por voz, como a Echo Dot da Amazon ou o Google Assistente, mude a ativação padrão e personalize o comando de ativação para algo conhecido apenas por você e sua família.
7. Invista em cibersegurança
Reforce a proteção de sua rede e dispositivos com um sistema robusto de cibersegurança. Alguns oferecem monitoramento com verificação de vulnerabilidades, alerta sobre tentativas de acesso não autorizado e proteção contra conexões não autorizadas na rede Wi-Fi e a cabo.
VEJA MAIS