9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Como usar o WhatsApp Comunidades na estratégia de marketing

Com 1024 pessoas por grupo, criação de comunidades poderá ser um recurso importante no relacionamento entre marcas e clientes

  

WhatsApp Comunidades já foi lançado no mundo todo, mas, no Brasil, a previsão é que esteja disponível no início de 2023, por conta de um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que a novidade fosse lançada após o período eleitoral, ocorrido em outubro. O novo recurso do aplicativo permitirá a criação de grupos com até 1.024 pessoas, e pode ser o mais novo aliado na estratégia de marketing de empresas dos mais diversos nichos. Quem acredita nessa visão é Gabriel Rockenbach, CMO do Greenn, startup de produtos digitais.

“Com a possibilidade de criar “sub-grupos” dentro da mesma temática, inúmeras empresas podem criar estratégias de conteúdos exclusivos, promoções e descontos para clientes, a fim de fidelizar consumidores, ser um canal de fácil acesso para comunicar novidades, além de ser um recurso rápido e prático para tirar dúvidas, por exemplo”, acredita.

De acordo com o especialista, a chegada das novas funcionalidades promete aumentar ainda mais o nível de estratégias com o WhatsApp. “Com o movimento de ter mais pessoas em menos grupos, os produtores digitais que utilizam a ferramenta para disparo de avisos, compartilhamento de conteúdo, além de outras estratégias, conseguirão mais agilidade para trabalhar a comunicação no aplicativo. Unir e organizar pessoas dentro do mesmo foco, sem dúvida, ficará mais dinâmico”, explica Gabriel. 
 
LEIA TAMBÉM 
Confira as 10 principais tendências tecnológicas para 2023

Veja quais são as senhas mais usadas pelos brasileiros em 2022

Com mais de dois bilhões de usuários ativos em 180 países do mundo, o aplicativo é um dos preferidos pelos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Infobip (Plataforma Global de Comunicação para Empresas), 99% das pessoas que possuem smartphone no país têm o WhatsApp instalado e 80% dos entrevistados usam o aplicativo para se comunicar com marcas.

Para as grandes empresas, a tendência é de que as ferramentas já utilizadas para o contato com os clientes cresçam ainda mais. Esse movimento deve impactar em peças de marketing, anúncios e promoções exclusivas realizadas por meio do WhatsApp, alcançando mais pessoas em quantidades menores de grupos.

“Considerando que o WhatsApp é a preferência do brasileiro, creio que o infoprodutor pode migrar grupos de outros locais para concentrar tudo em uma única plataforma. Então, grupos do Linkedin, Facebook e, quem sabe, até do Telegram, podem sofrer uma migração para o WhatsApp Comunidades. Claro que isso deve ser feito com cautela para não comprometer o público que já é fiel a um canal”, diz Gabriel.

- Publicidade -

Mais do que ser apenas um SAC 3.0, o especialista acredita no potencial do WhatsApp Comunidades como intermediador direto e agente de transformação na relação entre fornecedores e clientes. “O mundo caminha cada vez mais para o digital e a comunicação instantânea. As empresas devem acompanhar este movimento para não ficarem defasadas”, finaliza o CMO do Greenn. 
 
LEIA MAIS 
Smart payments mudam mercado mas ainda geram dúvidas

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress