De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela plataforma Data.AI, os brasileiros lideram o ranking de tempo gasto diariamente no celular, com uma média de 5,4 horas.
Mesmo que o dispositivo seja quase imprescindível, o seu uso excessivo pode resultar problemas. Indivíduos considerados “dependentes”, quando ficam longes de seus dispositivos costumam enfrentar ansiedade, perturbações no sono, isolamento social e até mesmo representar ameaças à segurança.
Para quem se identificou com algum desses incômodos quando não está com seu aparelho por perto, vale prestar atenção nas dicas para adotar novos hábitos saudáveis e superar o vício do celular.
1. Estabeleça horários para o uso do dispositivo
A quantidade de tempo gasto no celular revela o quão dependente uma pessoa é desse dispositivo. Comece ajustando esses períodos. Aproveite os recursos nativos dos próprios dispositivos para limitar o tempo de tela e gradualmente reduzir o vício. Além disso, programe períodos para usar cada aplicativo, como redes sociais, responder a e-mails ou mensagens no WhatsApp.
LEIA TAMBÉM
Instagram permite visualizar atividades dos amigos
Apple Watch Ultra em 2023: o que se sabe da segunda geração do relógio?
2. Faça as refeições sem o celular
A distração pelo uso do celular durante as refeições pode atrapalhar a mastigação e levar a problemas de digestão. Estudos da Universidade Federal de Lavras e University Medical Center Utrecht, na Holanda, mostram que as pessoas consomem cerca de 15% mais calorias quando estão distraídas com seus telefones. Portanto, “desligar” o celular nas refeições é mais um passo para estabelecer uma relação saudável com o aparelho.
3. Deixe o celular fora do banheiro
O uso prolongado do celular no banheiro pode causar problemas como hemorroidas devido ao tempo excessivo sentado no vaso sanitário. Há ainda a questão de contaminação. Mesmo que seja higienizado diariamente, o banheiro é um ambiente de germes e bactérias, que podem se alojar nos microfones, fones de ouvido e outros compartimentos do aparelho, tornando o usuário suscetível a doenças como diarreia e difteria.
4. Abandone o hábito de dormir com o celular
Deixar de usar o smartphone antes de dormir é uma dica valiosa para cultivar hábitos mais saudáveis. A luz azul emitida pela tela interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono, prejudicando o adormecer. Além disso, as notificações e chamadas podem perturbar o sono ao despertar o usuário durante a noite. Evitar o uso do celular pelo menos uma hora antes de dormir e buscar atividades relaxantes pode melhorar significativamente a qualidade do sono.
Uma boa dica é ativar recursos como o “Modo Dormir” no Android e o “Foco Sono” no iOS. No Android, basta acessar o aplicativo “Relógio”, selecionar a opção “Definir a programação do modo Dormir” e configurar as preferências. Já no iOS, os usuários devem acessar as configurações, selecionar “Foco” e, em seguida, “Sono”.
5. Desative as notificações dos aplicativos
Desligar as notificações dos aplicativos é uma excelente maneira de reduzir o tempo de tela. Com os alertas desativados, o usuário não será constantemente bombardeado por novas informações, tornando mais fácil resistir à tentação de abrir os apps. Retire a opção nas próprias configurações do aplicativo ou nas configurações gerais do dispositivo.
Dica extra: conhece o modo preto e branco?
Ativar o modo preto e branco da tela é uma estratégia criativa para reduzir o tempo gasto no celular. Sem as cores vibrantes, espera-se que o dispositivo se torne menos atraente para o usuário. Além de proporcionar descanso visual e diminuir as distrações, esse modo pode ajudar a economizar a bateria em alguns aparelhos. Experimente! Para ativar a opção em dispositivos Apple, acesse “Ajustes”, “Acessibilidade”, “Tela e tamanho do texto” e “Filtros de cores”. Em dispositivos Android: “Configurações”, “Acessibilidade”, “Aprimoramentos de visibilidade”, escolher “Correção de cor” e, em seguida, “Escala de cinza”.
Recuperar o controle sobre o vício do celular pode ser desafiador, mas lembre-se de que o equilíbrio é fundamental, e o seu uso consciente contribui para o bem-estar físico e mental.
LEIA MAIS
Barbie: Margot Robbie brinca com rivalidade entre concorrente