Em meio ao avanço da IA (Inteligência Artificial), animais de estimação também estão ganhando espaço nesse meio tecnológico. O Go1 é o primeiro robô quadrúpede “companheiro” inteligente do mundo, desenvolvido pela Unitree Robotics, da China.
Parecido com um cachorro, ele pesa 11 kg, anda em quatro patas, mas sem precisar de coleira ou guia. De acordo com a Unitree Robotics, os movimentos de caminhada dele contam com controle de estabilidade, geração de passos, controle de movimento, navegação e desvio de obstáculos, assim como aprendizado e adaptação por meio de IA.
LEIA TAMBÉM
Veja como se proteger de golpes com clone de voz por IA
Mark Zuckerberg afirma que Threads vai ganhar versão web
Alcançando uma velocidade de até 16 km/h, o Go1 conta com um sistema de super-sensores que inclui várias lentes fisheye binoculares e capacidades de reconhecimento humano. Ele ainda é capaz de acompanhar a visão periférica lateral de seu dono.
Para quem prefere pets menores, a LivingAI, na China, desenvolveu o EMO, um pequeno robô de mesa também movido a IA. Ele tem cerca de 12,7 cm de altura, e é descrito como um animal de estimação expressivo e móvel, capaz de reagir a seu dono com mais de mil expressões faciais e movimentos.
A partir da tecnologia, ele consegue explorar o redor, tomar decisões próprias e interagir com humanos.
LEIA MAIS