O Google está sendo processado pela família de um homem que morreu após cair de uma ponte quebrada. De acordo com os parentes da vítima, o motorista seguia à risca as orientações do Google Maps, que o levaram diretamente para o local interditado.
O acidente aconteceu na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, no dia 30 de setembro de 2022. Philip Paxson estava dirigindo sua caminhonete durante um temporal, o que dificultava a visibilidade. Por isso, segundo a família, o Google Maps era a principal maneira que o homem tinha para se guiar, mas o aplicativo não alertou sobre a ponte quebrada, que culminou na queda de Paxson.
Vale ressaltar que não havia nenhum tipo de alerta ou barreira impedindo a passagem pela área, apesar da ponte ter desabado há mais de nove anos atrás. Segundo informações da Associated Press, a família de Paxson abriu um processo contra o Google e contra diversas empresas de segurança, alegando a total responsabilidade delas pelo acidente de Paxson.
LEIA TAMBÉM
Pré-venda do iPhone 15 no Brasil inicia dia 27, veja os valores
Novas ferramentas de IA e cibersegurança são os principais temas da semana
“Nossas crianças se perguntam como o pai delas morreu, e eu, apesar de tentar, não consigo dizer e nem mesmo entender, como os responsáveis pelas direções do GPS e pela ponte puderam ter agido com tão pouco respeito pela vida humana,” Disse o marido da vítima.
A família também alega que o Google foi alertado da ponte destruída diversas vezes, mas a plataforma não respondeu aos alertas, mantendo a rota como viável até do dia do acidente.
O Google, através de seu porta-voz, José Castañeda, disse que a big tech trabalha sempre para “fornecer informações precisas de rotas no Maps” e que o caso está sob análise.
Essa não é a primeira vez que o Google se envolve nesse tipo de polémica. Em 2022, um jovem russo, de 18 anos, congelou até a morte após seguir as instruções do Google Maps, que o levou diretamente para a “estrada dos ossos”, que é conhecida pela sua periculosidade graças ao frio extremo que pode congelar o motor o carro, caso o motorista desligue a ignição por alguns segundos. Em 2019, um motorista de caminhão na Indonésia também morreu após cair de um morro, quando seguiu uma rota indicada pelo Maps que era somente para motociclistas.
LEIA MAIS
Berlim recebe cerca de 1000 pessoas protestando a favor de seus direitos caninos