O Google começou a sugerir chaves de acesso no lugar de senhas para login. A mudança pretende possibilitar maneiras mais simples de acessar os serviços da companhia. Em maio deste ano, a empresa já havia anunciado a implementação da troca de forma de login em todos seus serviços.
As chaves de acesso são meios de autenticação que trocam o uso de um código por outra forma de confirmar a identidade do consumidor. Mas ainda que a criação da chave seja indicada pelo Google por padrão, o método não será obrigatório. Durante essa primeira fase de transição, a ideia da companhia é permitir que os usuários decidam como desejam realizar o login.
LEIA TAMBÉM
Instagram pretende lançar ferramenta de Stories para grupos específicos
4 dicas para crescer a audiência de seu podcast
Métodos como esse podem incluir leitura biométrica, PIN ou reconhecimento facial, ativados por meio do próprio dispositivo ou aparelho de confiança do usuário, como seu smartphone.
De acordo com a empresa, o uso das chaves é 40% mais rápido que a senha, além de ser considerado mais seguro por causa da criptografia utilizada. O método ainda evita que o consumidor use a mesma chave em diferentes serviços ou que se esqueça dos códigos cadastrados em plataformas distintas.
LEIA MAIS
Câmara retoma discussão sobre projeto que impede casamentos entre pessoas do mesmo sexo