A Agência de Inovação da Unicamp (Inova) está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para o Inova Jovem. O programa tem por objetivo incentivar o empreendedorismo como carreira. Podem participar jovens com idades entre 13 a 21 anos, matriculados no ensino médio regular e técnico de todo o país. As inscrições são gratuitas e realizadas no site do Inova Jovem – www.inova.unicamp.br/inovajovem
O Inova Jovem acontece por meio de uma competição entre os grupos, compostos por equipes de três a cinco estudantes. São dois meses de duração com capacitações em workshops voltados ao business, mentorias com especialistas do mercado de trabalho e treinamentos de comunicação para pitch, que auxilia na apresentação do negócio a possíveis investidores.
O programa tem formato online em todas as suas fases. Os vencedores são premiados com R$ 1 mil por membro do time vitorioso, bolsa integral em curso de inglês, certificado, e a possibilidade de mentoria e capacitação tecnológica no programa Samsung Ocean, que mantém um espaço físico no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
LEIA TAMBÉM
Investimentos brasileiros em TI ultrapassaram US$ 45 bi em 2021, diz associação
Indústrias no Brasil utilizam baixa variedade de tecnologias, revela CNI
O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, define o programa como uma oportunidade para os estudantes de apresentarem suas ideias inovadoras e de adquirir conhecimentos para colocá-las em prática.
“A intenção do programa é incentivar os estudantes a olhar o empreendedorismo como um futuro profissional. Além do conteúdo, tem a premiação. Mas também é uma importante rede de contatos e uma porta de entrada para o mundo do empreendedorismo. É uma oportunidade de, posteriormente, ingressar na incubadora da Unicamp e estar em contato com investidores”.
Empreendedorismo de impacto
De acordo com a Inova Unicamp, o evento foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira. Desde então, já foram realizadas oito edições da competição com mais de 2.300 estudantes capacitados de escolas regulares e técnicas do ensino médio. Em 2021, mais de 360 jovens de 13 estados diferentes do Brasil se inscreveram para o programa.
LEIA MAIS
Wi-Fi 6 deve crescer até o fim do ano; Confira o que muda com a tecnologia