2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Inovação atrai cada vez mais jovens para abrir seu próprio negócio; confira histórias

Profissionais apostam na tecnologia e nos novos modelos de negócios para realizar o sonho de empreender

 

Juliano Cortez afirma que as grandes empresas estão abertas para apoiar a transição de carreira (Foto: Reprodução EPTV)

A tecnologia e a inovação têm gerado cada vez mais oportunidades de trabalho, receita e desenvolvimento. E entre as possibilidades apresentadas por este amplo universo de novidades está a possibilidade de investir em um negócio próprio, transformando uma boa ideia, produto ou serviço no sonho de empreender.  

Segundo o gerente de projetos, Juliano Cortez, é crescente o número de empresas que facilitam e até mesmo apoiam o processo para que os profissionais mudem o rumo da sua vida profissional dentro ou fora da própria empresa. 

“Cada vez mais a gente enxerga que as grandes empresas vêm se estruturando e profissionalizando as áreas de inovação dentro do negócio. Então como resultado disso, muitas oportunidades dentro das empresas estão sendo abertas para que as pessoas possam ocupar cargos em que serão responsáveis por fazer a inovação acontecer”.  

 

Celso Mizerani pretende abrir a própria empresa. (Foto: Reprodução EPTV)

É o que está vivendo o UX Designer, Celso Mizerani. Ele desenvolve software, mas diz que apesar de estar envolvido com tecnologia planeja realizar a transição de carreira dentro da empresa onde trabalha para, posteriormente, ser dono do seu próprio negócio. 

- Publicidade -

“Eu vejo a empresa onde trabalho como um celeiro de aprendizado muito forte, mas pretendo a médio e longo prazo ter meu próprio negócio”. Mas ele ressalta que a transformação não será a qualquer custo. Para ele, é importante planejar antes de agir. 

“A minha estratégia é construir uma realidade financeira para que eu não precise viver naquela pressão de ter que pagar as contas no final do mês enquanto poderia estar desenvolvendo o trabalho que preciso fazer”, afirmou. 

QUEM JÁ PASSOU, CONTA  

- Publicidade -
Lucas Rodolfo recebeu mentoria do chefe para abrir sua startup (Foto: Reprodução EPTV)

Quem já passou por esse processo de transição de carreira foi o empreendedor Lucas Rodolfo, de Campinas. Ex-estudante da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Lucas abriu mão do trabalho formal, com carteira assinada e todos os direitos patronais garantidos por este tipo de contratação.

Hoje Lucas é cofundador de uma startup de banco digital para caminhoneiros. Mas para concretizar este sonho ele ousou deixar o emprego tradicional e então o resultado positivo desta experiência aconteceu. 

Ele conta que o sucesso desta transição de carreira se deve também ao fato de ter tido apoio, inclusive do próprio chefe. 

Segundo Lucas, seu chefe ofereceu uma mentoria por quatro meses, o aconselhou, o apoiou, até considerar que ele estava pronto para encarar o desafio. 

“Hoje vejo que ele tinha razão. Não é largar tudo de uma vez. Tem várias etapas de amadurecimento e estudo que você pode ter antes de largar a segurança de um trabalho. Porque se você não estiver preparado à chance de falhar é muito maior”. 

Como conselho ele dá é fazer um planejamento e se preparar com conhecimento. “Não é do dia para a noite, é um processo. Então estude e entenda o mercado”, finalizou. 

Quer saber mais sobre Transição de Carreira? Confira o terceiro episódio do Programa Tudo Inovação da EPTV. Você pode acessar o Globoplay (clique aqui).

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress