Nesta terça-feira (12), ocorreu o evento mais importante da Apple, o “Wonderlust”, que ocorreu no Apple Park, na Califórnia (EUA), e anunciou a aguardada linha dos novos celulares da empresa, o iPhone 15, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Plus.
A nova linha de iPhones custará US$800 para a versão mais simples e US$900 para a versão Plus. Toda a apresentação foi conduzida por Tim Cook, presidente executivo da Apple, que em apresentação bem-humorada disse as novas features dos dispositivos que foram lançados durante a apresentação para os Estados Unidos (no Brasil ainda não há uma data de lançamento confirmada):
Fim da entrada Lightning
Por conta das pressões exercidas pela União Europeia, a Apple foi obrigada a adotar para a nova linha de iPhones o cabo USB-C, que é lei em território Europeu. Por conta disso, os novos dispositivos abandonarão a antiga entrada Lightning, depois de 11 anos.
Essa nova feature também permitirá que o novo iPhone “abasteça” a bateria de outros produtos, como os AirPods, por exemplo.
Ilha Dinâmica
Os novos dispositivos também contarão com a Ilha Dinâmica, recurso antigo já utilizado no iPhone 14, que reunirá, no topo da tela, o leitor biométrico de rosto (face ID) e a câmera de selfie, junto às notificações, que também aparecerão no entalhe da tela.
Tamanho e luminosidade
Na apresentação também foi revelado que a nova linha de dispositivos celulares não terá nenhum tipo de alteração sobre o seu tamanho e seguirá os moldes estabelecidos desde o iPhone 13, que são 6,1 polegadas para o modelo normal e 6,7 polegadas para o modelo Plus.
Porém, a tela do novo iPhone teve uma grande alteração em sua luminosidade, passando de 1200 nits, em seu brilho máximo, para 2000 nits nos novos aparelhos.
Câmera
A câmera traseira do iPhone 15 também teve uma grande mudança, comparado com seu antecessor, passando dos 12 megapixels para 48 megapixels, sendo 4x superior ao modelo anterior. Mas, essa mudança não é completamente nova, sendo apresentada pela primeira vez na linha Pro do iPhone 14, no ano passado.
Além disso, uma grande feature apresentada é a exclusão do “modo retrato” dos novos modelos do iPhone, pois agora este modo será identificado automaticamente pelo celular através de uma IA, que desfocará o fundo de uma foto quando necessário.
LEIA TAMBÉM
Apple e a Arm fecham acordo de quase 20 anos
Conheça três aplicativos que ajudam a avaliar a saúde do celular
Processador e localização
Infelizmente, a Apple não irá atualizar a sua linha de processadores para esses novos dispositivos, portanto, o iPhone 15 virá com o processador A16 Bionic, que possui dois núcleos de alta performance e quatro núcleos de alta eficiência, com sua GPU sendo composta por cinco núcleos no total.
Além disso, a Apple apresentou seu novo processador de localização, o U2, que virá com todos os dispositivos pertencentes à nova linha de celulares. O processador promete localizar pessoas de forma muito mais eficiente que seu anterior, e servirá basicamente para auxiliar o usuário a se encontrar de forma mais precisa na rua.
Botões laterais
Outra mudança da empresa para a nova linha de iPhones é a alteração da tradicional chave de silenciar ruído que fazia parte do design do iPhone há 16 anos, para um botão que funcionará sobre pressão e promete ser um “faz-tudo” na lateral do aparelho, similar ao botão pertencente no Apple Watch Ultra.
A nova linha de iPhones chegará nas cores preto, rosa, azul, verde e amarelo, excluindo a tradicional versão branca.