14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Itshow

Malwares: milhares de aplicativos Android infectados

Bitdefender descobriu uma campanha de malware que estava oculta há mais de seis meses

 

Pesquisadores da Bitdefender, empresa de cibersegurança, descobriram mais de 60.000 aplicativos Android infectando aparelhos com adwares nos últimos seis meses. A descoberta revelou uma ameaça global à segurança da informação, já que apesar da campanha ter como objetivo a propagação de adds, os atacantes podem facilmente redirecionar os usuários para outros tipos de malwares, como trojans e spywares

O achado foi feito por meio do App Anomaly Detection, uma tecnologia que analisa o comportamento de aplicativos. De acordo com a Bitdefender, devido ao grande número de amostras únicas descobertas, é provável que a operação seja automatizada. 

Vale ressaltar que todos os aplicativos são distribuídos por terceiros em lojas não-oficiais, ou seja, foram baixados diretamente de sites desconhecidos na internet. Para conseguir atrair os usuários a realizar os downloads, o malware se disfarçava de aplicativos muito procurados, mas que não podiam ser encontrados na PlayStore, ou simplesmente imitava outros apps reais. Entre os aplicativos imitados é possível citar: VPN grátis, Netflix, jogos crackeados, Youtube e TikTok sem anúncios, entre outros. 

Além disso, após instalados, é muito difícil se livrar dos aplicativos. Eles mostram mensagens dizendo que estão “indisponíveis”, levando o usuário a crer que o app não foi instalado. Segundo o relatório, “o fato de não ter ícone no launcher e um caractere UTF-8 no rótulo o torna mais difícil de ser visto e desinstalado. Ele sempre estará no fim da lista, o que significa que é menos provável que o usuário vá encontrá-lo.” 

A recomendação é de não baixar aplicativos de terceiros e em sites desconhecidos. Entretanto, é importante ter em mente que o Google Play, por exemplo, não é também 100% seguro, pois só remove aplicativos de sua loja depois que pesquisadores descobrem suas ameaças. Ainda há também os casos de apps que não são maliciosos inicialmente, e só depois de atualizações passaram a distribuir malwares

Esse é mais um caso que demonstra como os cibercriminosos têm se tornado cada dia mais criativos e capazes de criar ameaças crescentemente mais difíceis de se detectar, ressaltando assim a importância do investimento em cibersegurança para lidar com esses problemas. 

- Publicidade -

André Morel | Itshow

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress