A Google liberou o open beta de passkeys para contas do Google Workspace e Cloud, expandindo sua usabilidade para negócios. O objetivo é aumentar a segurança contra phishing e outras ameaças envolvendo senhas.
O passkey elimina a necessidade de senhas ao permitir o acesso em websites e aplicativos por meio da liberação do dispositivo em que está sendo usado – como biometria ou código PIN. A segurança é maior que a utilização de senhas ou autenticação multifator pois há a necessidade de um acesso físico para os aparelhos sem o envio de um código ou SMS – que poderiam ser interceptados por partes maliciosas.
O anúncio faz parte de uma iniciativa conjunta entre Google, Apple e Microsoft para expandir o suporte para um padrão de acesso comum sem senha criado pela FIDO Alliance e a World Wide Web Consortium.
Segundo escreveram no anúncio Jeroen Kemperman, gerente de produtos, e Shruti Kulkarni, gerente de engenharia, ambos do Google Workspace, “ao longo da última década a Google esteve na vanguarda da batalha contra o phishing e ameaças relacionadas a senhas, incluindo nossas defesas alimentadas pelo Google AI.”
Vale ressaltar que os usuários continuam podendo utilizar suas senhas para acessar suas contas de trabalho e pessoais, mas que o novo sistema representa, segundo o anúncio, “uma alternativa mais simples e mais segura e pode reduzir o impacto de phishing e outros ataques de engenharia social.”
De acordo com pesquisas do Google, a utilização do passkey é duas vezes mais rápida e quatro vezes menos suscetível a erros quando comparada ao uso de senhas tradicionais.
André Morel | Itshow