Uma oportunidade única de trocas valiosas, estabelecimento de conexões, aproximação para projetos. Esse é apenas um resumo da essência do São Carlos Experience (SCX). O evento teve início nesta quarta-feira (25) ao todo, 12 espaços vão ser usados para a programação. Expositores e visitantes demonstraram empolgação e boas expectativas.
As amigas Rosalice D’Almeida, de 60 anos, e Maria Célia de Souza, de 64, se aposentaram recentemente. E enxergaram no festival uma possibilidade de “explorar a cidade”. A princípio, a ideia era participar do tour histórico, saindo da antiga Estação Ferroviária, mas não havia número de pessoas suficiente para que a atividade acontecesse. “Então caímos meio de paraquedas no espaço do evento e ficamos encantadas com tantas possibilidades. É tudo muito novo”, comenta Rosalice.
Durante essa “exploração”, os drones expostos em Onovolab pela empresa Xmobots chamaram a atenção. “Me causou uma sensação boa. Vou falar para os meus filhos virem para cá”, afirma Maria.
E, apesar de não terem tido a experiência do tour histórico no primeiro dia, o objetivo inicial delas ainda está vivo. “Vamos convidar e reunir mais gente para fazer na sexta-feira”, diz Rosalice, esperançosa.
LEIA TAMBÉM
Conheça São Carlos, cidade que respira inovação e cultura
Além do lucro: empresas com mentalidade fora da caixa impactam positivamente a sociedade
EXPOSITORES
Por falar em esperança, quem está com estande no SCX também a alimenta, em busca de novas parcerias e negócios.
O fundador e CEO da VideoMatik, Bruno Orlandi, quer mostrar ainda mais o potencial do trabalho desenvolvido. Há três anos no mercado, o foco é automatizar e escalar a produção de vídeos personalizados, inclusive com auxílio de inteligência artificial. “A gente consegue criar vídeos usando I.A até a partir do site das empresas”, cita.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também tem um estande em Onovolab. O consultor Eduardo Rantin lembra que já fazem um trabalho específico e bastante alinhado às propostas do SCX, o ‘Sebrae for Startups’. Esse programa colabora com a gestão de negócios e melhorias nos quesitos qualidade e produtividade. “Tudo o que vai acontecer nesta semana tem nossa contribuição, direta ou indiretamente”, avalia.
Segundo Eduardo, o evento é uma forma de “demonstração da natureza da integração da tecnologia e inovação com a sociedade”. Ele acredita nunca ter visto um festival desse patamar na cidade. “São Carlos só tem a ganhar com visibilidade, conexão e networking”, conclui.
O SCX
O São Carlos Experience acontece de 25 a 29 de outubro. O festival foi previamente nomeado como “um evento feito de vários eventos”. A programação completa e o formulário de inscrição para participar estão no site oficial.
De acordo com a organização, será uma oportunidade de acesso ao “melhor que se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos”. A programação completa está no site oficial.
O evento também vai reunir arte, cultura e gastronomia como pilares complementares. As atividades do São Carlos Experience serão pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Confira algumas fotos do evento:
LEIA MAIS
O que mudou na nova Lei de Cotas?