Os mais atentos notaram uma presença especial e valiosa na primeira edição do São Carlos Experience (SCX). Yvonne Primerano Mascarenhas, hoje com 92 anos, é a personificação de dois dos principais pilares do evento: inovação e tecnologia.
A professora emérita da Universidade de São Paulo (USP) terminou em 1954 a graduação em Química e Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dali em diante, pautou a vida profissional pelo conhecimento. Entre tantos títulos, chegou a fazer um pós-doutorado em Harvard e é membro titular da Academia Brasileira de Ciência.
O trabalho de pesquisa dela contribui, principalmente, com a área de Física da Matéria Condensada e de Materiais.
Yvonne também conquistou em 2021 o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro, com outorga Sociedade Brasileira de Física (SBF), “por suas atividades de pesquisa pioneiras em cristalografia de raios X e por iniciar uma sólida comunidade científica nesta área no Brasil”. Foi a primeira mulher a receber essa premiação.
Yvonne no SCX
Sobre o festival, a professora disse que participou por “considerar São Carlos uma cidade que tem buscado melhorar cada vez mais a formação de recursos humanos a nível técnico e superior”.
Yvonne acredita que a integração entre universidades, institutos federais, incubadoras e outros pares importantes pode proporcionar “melhores condições para o desenvolvimento econômico e social regional, e com bons reflexos também a nível estadual e nacional”.
“O evento permitiu a interação entre líderes das mais variadas áreas e, tenho certeza, dessas interações surgirão novas oportunidades de negócios e o desenvolvimento de empresas de caráter tecnológico que poderão alavancar o progresso econômico e social de nossa população. Espero que eventos semelhantes se realizem periodicamente aqui”, acrescentou.
“Tietagem”
A engenheira civil Kamila Kotsubo, head de Inovação e Sustentabilidade da ADN, fez questão de “tietar” a professora.
“De novo tive a oportunidade de reiterar para ela o quanto sou uma grande fã. Ela é a Senhora dos Cristais, responsável por desmistificar a estrutura do Hormônio do Amor. Sim, ela identificou a estrutura da oxitocina e também de muitas outras substâncias com potencial terapêutico extraídas de plantas”, escreveu em uma rede social.
“Que nós, da geração da inovação, nunca esqueçamos de quem veio antes. E que a gente continue honrando e reverenciando quem abriu o caminho para a gente fazer o que faz hoje“, completou.
O SCX
O São Carlos Experience aconteceu entre 25 e 29 de outubro. O festival foi previamente nomeado como “um evento feito de vários eventos”. Você pode conferir algumas reportagens com momentos marcantes do SCX aqui no portal. E também pode acessar as redes sociais do festival.
O evento, segundo a organização, serviu como uma oportunidade de acesso ao “melhor que se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos”.
As atividades do São Carlos Experience foram pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).