Empresas e startups aproveitaram o São Carlos Experience (SCX) para estabelecer novos projetos, estreitar contatos e firmar parcerias.
É o caso da ADN, uma das parceiras do SCX. Diante das movimentações ao longo dos cinco dias de evento, a empresa fechou um contrato importante com a Raízen Power, para que possa trabalhar somente com energia renovável em obras, filiais, sedes e estandes. Além de ser uma medida sustentável, pode representar uma economia de 10%.
“É muito representativo do ponto de vista do quanto a construção civil consome de energia e o quanto isso também está ligado à compensação de carbono. Um dos escopos de criação de inventário de carbono está diretamente ligado à energia, por exemplo. Esse foi um passo importante na questão de ESG, porque teremos 43 unidades da ADN ligadas à energia limpa”, destaca Kamila Kotsubo, head de Sustentabilidade e Inovação.
Mesmo em uma área diferente da construção civil, Bruno Orlandi, CEO da Videomatik, também considera que o SCX foi bastante produtivo. A empresa está há três anos no mercado, com foco em automatizar e escalar a produção de vídeos personalizados com colaboração de inteligência artificial. “Tivemos aberturas de negócios, agora precisamos fazer reuniões com os contatos. Conseguimos nosso objetivo, de ficar mais conhecidos entre empresas da cidade e da região.”
Muita pizza, queijo e manteiga
E a vertente gastronômica do festival também serviu de possibilidade para fazer boas vendas e negócios.
Diego Martins é dono da Caseirinho Queijos Artesanais e participou do BeerTrip Experience, no penúltimo dia de SCX. O nome de sua empresa já indica sua especialidade, mas no evento ele vendeu pizzas (cerca de 40) como produto agregado.
“Deu para trocar boas ideias, apesar da correria. Sempre tinha gente perguntando para entender melhor o meu negócio. Também vendi queijo e manteiga o tempo todo… Teve um cliente até que, no fim, comprou todos os queijos que eu tinha. Experimentou e achou a proposta bem legal. Ele ainda disse que viajou a Europa toda e nem lá ele comeu uma pizza como essa daqui”, orgulha-se.
E Martins promete aproveitar um dos pilares do festival para promover melhorias na empresa.
“O evento abriu um pouco mais a cabeça no sentido de usar mais a tecnologia a meu favor, por mais que eu seja meio faz tudo, com ajuda da minha esposa, meu pai, mãe, irmã, a tecnologia pode auxiliar, principalmente para vendas e divulgação.”
O SCX
O São Carlos Experience aconteceu entre 25 e 29 de outubro. O festival foi previamente nomeado como “um evento feito de vários eventos”. Você pode conferir algumas reportagens com momentos marcantes do SCX aqui no portal. E também pode acessar as redes sociais do festival.
O evento, segundo a organização, serviu como uma oportunidade de acesso ao “melhor que se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos”.
As atividades do São Carlos Experience foram pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).