O asfalto se transformou em um espaço gigante para crianças e adultos se unirem. Uns usaram giz colorido para criar desenhos, pintar o jogo de amarelinha, brincar de um jogo da velha maior do que o habitual… Outros se movimentaram com bambolê e, claro, teve quem aproveitou para se exercitar. Cada um usou a própria criatividade e escolheu a melhor maneira de desfrutar da rua sem passagem de veículos, na marginal em frente ao Sesc, neste domingo (29).
O dia é de despedida do São Carlos Experience (SCX), com programação vasta tanto na parte externa quanto no interior do Sesc, até por volta de 18h30. Também não faltam food trucks para alimentação no local. Depois de muita tecnologia, inovação, arte e gastronomia durante a semana, o adeus é um abraço na diversão, reunindo famílias e amigos.
“Tem sido uma semana de muita tecnologia e inovação e hoje a gente resgata aquilo que é muito simbólico: a ocupação da rua. O direito à rua é fundamental e precisamos desse equilíbrio. Não é negar as telas, mas também estabelecer esse convívio, frequentando esses espaços”, enalteceu o coordenador de programação do Sesc, Camilo Cazonatto.
Elo familiar
Por causa dos compromissos durante a semana, a consultora ambiental Bruna Ferreira Freire não conseguiu acompanhar as atividades do SCX. Mas soube da possibilidade deste domingo e resolveu levar a filha Camila, de 2 anos, para uma experiência diferente. “Até quando a gente chegou, ela disse: mamãe, na rua não. Hoje as crianças ficam acostumadas a não poder brincar na rua, mas eu sou apaixonada por isso aqui, brinquei muito na minha infância.”
A secretária Natascia Kamimura também gostou do “Se essa rua fosse minha”, nome dado à atividade na área externa do Sesc. Esteve com o filho Pedro, de 5 anos. O pequeno, inclusive, usou o giz colorido para um gesto amoroso, ao escrever um “eu te amo” à mãe no asfalto. “Essa é uma oportunidade de a gente ficar junto, aproveitar um ao outro, porque durante a semana é tudo muito corrido”, diz a mãe.
O SCX
O São Carlos Experience começou no último dia 25 e termina neste domingo (29). O festival foi previamente nomeado como “um evento feito de vários eventos”. Você pode conferir algumas reportagens com momentos marcantes do SCX aqui no portal.
O festival, segundo a organização, serviu como uma oportunidade de acesso ao “melhor que se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos”.
As atividades do São Carlos Experience foram pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).