O Spotify passou por atualizações recentemente e lançou uma série de novidades para oferecer uma experiência diferente aos seus usuários ao consumir suas músicas e podcasts preferidos. A mudança mais comentada é uma nova tela de início em um formato de navegação vertical, no estilo do feed de redes sociais como o TikTok.
O serviço de música mais famoso do mundo também ganhou novas funções e ferramenta de IA (inteligência artificial) de sugestão de conteúdo. As novidades estão disponíveis para Android e iPhone (iOS).
LEIA MAIS
Apple lança opção de compra online por videochamada
Apple é condenada em R$ 5 milhões por propaganda enganosa do IPhone 11
NAVEGAÇÃO VERTICAL
A nova interface é a grande novidade do Spotify. A oferta de conteúdo na tela inicial com navegação vertical está diferente, sendo possível ver pequenos clipes com previews de músicas, podcasts e audiobooks, além de playlists e gêneros musicais.
As sugestões de conteúdo são feitas por inteligência artificial, de acordo com as preferências de cada usuário. Segundo o Spotify, você poderá salvar, compartilhar e rolar o feed para encontrar artistas ou shows. Esse movimento de mudanças leva o Spotify mais próximo do seu objetivo de ser um aplicativo para diferentes tipos de conteúdo audiovisual.
NOVOS RECURSOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Além do novo visual na versão móvel, o Spotify lançou com o Smart Shuffle (na tradução livre seria “embaralhamento inteligente”). O novo recurso de IA é uma opção do app para sugerir e embaralhar novas músicas em playlists, mas sem adicionar nada de forma definitiva à sua seleção inicial. A novidade pode ser aplicada a várias playlists diferentes e substitui o botão “Enhance” (“melhorar”), disponível na versão desktop e mobile.
Outro novo recurso anunciado em fevereiro foi o DJ, a ferramenta de inteligência artificial que funciona como um criador de rádios dinâmicas gerenciado por inteligência artificial. Desenvolvido com tecnologia da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, o DJ aprende as preferências pessoais do usuário em música para criar playlists únicas e apresentá-las de forma natural com interações por voz. A ferramenta DJ ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões; veja como apostar