3 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Veja quem é o vilão do consumo de bateria no seu celular

Quem pensou em alguma rede social errou, Google Maps é quem rouba energia do seu smartphone; aprenda medidas para poupar o consumo

O Google Maps, tão útil para orientações e navegação, pode se tornar um verdadeiro vilão para a bateria do seu smartphone. Seu consumo de energia supera até mesmo o WhatsApp e aplicativos de redes sociais devido aos recursos que utiliza durante o funcionamento.

O principal motivo para o alto consumo de bateria é a necessidade de acesso contínuo à localização em tempo real. Isso faz com que o aplicativo exija mais energia do dispositivo.

Além disso, o GPS em tempo real e outras tarefas, como verificar conexões de internet, baixar mapas e manter a tela ligada para exibir direções, contribuem para o esgotamento rápido da bateria.

Vale destacar que outros aplicativos de localização, como Waze e Apple Maps também demandam recursos semelhantes, mantendo um consumo de energia equivalente. 

 

LEIA TAMBÉM 

WhatsApp ilimitado vai acabar? Operadoras revisam estratégia 

Google lança easter egg secreto do filme da Barbie

- Publicidade -

Como poupar o consumo de bateria do celular
Mas não é preciso abrir mão do Google Maps para economizar energia. Algumas medidas simples podem ser tomadas para poupar a bateria durante o uso do aplicativo.

Uma delas é fazer o download dos mapas das áreas que você deseja visitar e utilizar a ferramenta de forma offline, reduzindo a necessidade de conexão constante.

É possível também desativar o GPS e os métodos de localização para o Google Maps. Neste caso, os aplicativos poderão continuar acessando sua localização, enquanto o consumo de bateria será reduzido.

Veja o passo a passo no Android e (iOS) iPhone
Se você utiliza o Android, pode seguir o seguinte passo a passo para desativar os serviços de localização do Google Maps: Abra o aplicativo “Configurações” no seu dispositivo, acesse a seção “Localização”, procure pela opção “Permissão do app” e selecione o Google Maps na lista de aplicativos. Escolha “Permitir apenas durante o uso do aplicativo”.

- Publicidade -

Já para usuários de iPhone, o procedimento é um pouco diferente: Abra o app “Ajustes”, acesse a seção “Privacidade e segurança”, clique em “Serviços de localização”, procure e selecione o Google Maps na lista de aplicativos. Escolha a opção “Durante o Uso do App”.

Outros ladrões de bateria
Aplicativos populares também consomem muita bateria pelo uso prolongado, operações em segundo plano, acesso à galeria, câmera, microfone e caixa de som, e uso de dados móveis. São eles: os aplicativos da Meta (Facebook, WhatsApp e Instagram), Tinder e TikTok.

Os outros apps do Google, como o buscador, Google Fotos, Google Drive e Gmail, não realizam tantos procedimentos simultâneos e não estão na lista dos vilões. 

 

LEIA MAIS 

O que é FGTS Digital? Veja quando deve ser implementado

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress