O WhatsApp testa um novo recurso chamado chats de voz. Agora, os usuários podem participar de bate-papos em salas de áudio, semelhantes aos oferecidos pelo Discord, Espaços do Twitter e Clubhouse.
De acordo com o site especializado WABetaInfo, conhecido por desvendar futuras funcionalidades do WhatsApp, os chats de voz estão sendo liberados exclusivamente para os participantes do programa Beta no sistema operacional Android. Aparentemente, o lançamento oficial do recurso pode estar se aproximando.
Como funciona o chat de voz
Embora possa gerar alguma confusão inicial, é importante destacar que esse novo recurso difere das chamadas em grupo já existentes no WhatsApp. Ao contrário das chamadas em grupo convencionais, os chats de voz do WhatsApp não acionam um toque de chamada para os participantes e nem são encerrados imediatamente após todos saírem.
Na verdade, o funcionamento é semelhante ao de uma sala de áudio, na qual um membro pode iniciar a conversa por voz e os interessados podem entrar e sair livremente da conversa durante o período de duração. A sala de áudio permanece aberta por até uma hora após o último participante deixar o chat.
De acordo com o WABetaInfo, o recurso está disponível para grupos com 32 pessoas ou mais, porém o formato suporta no máximo 32 participantes simultaneamente.
A interface dos chats de voz apresenta um novo menu dentro do grupo, permitindo que os membros acessem facilmente a conversa em áudio. O botão para criar o chat de voz é localizado na barra superior da plataforma, entre o nome do grupo e o ícone de configurações.
LEIA TAMBÉM
Instagram restringe conteúdo por DM para não seguidores
Quais serão as novidades pro iOS17?
Embora não envie notificações de chamadas para os participantes, o WhatsApp envia uma mensagem indicando que um chat de voz foi criado no grupo. Na lista de conversas, os grupos com chats de voz ativos são marcados com um ícone específico, tornando a identificação do recurso mais intuitiva.
Há especulações de que a Meta, possa disponibilizar essa atualização tanto para os usuários do programa Beta quanto para os usuários convencionais, ampliando o alcance do novo recurso.
LEIA MAIS