Neste final de semana, o X, antigo Twitter, começou a ser banido em todo o Brasil, após o proprietário da rede social, Elon Musk, se recusar a acatar as determinações da Justiça brasileira. Na última quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) deu 24 horas para que o X apresentasse um representante legal no Brasil, sob pena de suspensão do serviço. Entretanto, há quem afirme que o X voltou.
X voltou?
Ainda que o X não esteja mais carregando novos conteúdos para muitos usuários, alguns internautas relatam que ainda conseguem acessar o antigo Twitter.
“Meu Twitter (X) continua funcionando sem VPN. Eu não estou usando porque não quero ser bode expiatório da ditadura”, escreveu uma usuária do Threads.
“Meu twitter (x) ainda funciona, devo comemorar ou me preocupar?”, perguntou outro.
“Meu X ainda funciona, mas quase ninguém posta coisa mais lá kkkkkk”, disse um terceiro.
LEIA TAMBÉM
Como reconhecer vídeos falsos na internet?
Você conhece as gírias e siglas mais usadas nas redes sociais?
Suspensão
A suspensão da rede social foi determinada por Moraes nesta sexta-feira (30) e vale até que o X cumpra as ordens judiciais do STF, pague as multas que deve à Justiça brasileira e indique um representante no Brasil.
No último dia 17, a empresa de Elon Musk comunicou o fim das operações da plataforma no Brasil, usando as últimas decisões de Moraes como justificativa. Na ocasião, o X afirmou que o serviço continuaria disponível para os brasileiros.
Na quinta-feira (29), a rede social chamou a determinação do STF de “ordem de censura” e pediu para que o povo brasileiro escolha entre a democracia e o ministro Alexandre de Moraes.
LEIA MAIS