12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Andradas confirma primeiro caso de Varíola dos Macacos

Infectado é um homem que passa bem e está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica; Outros casos aguardam exames

Em Andradas (MG), a Prefeitura confirmou, na sexta-feira (12) através de suas redes sociais, o primeiro caso positivo de varíola dos macacos no município. Na região do Sul de Minas, as prefeituras de Poços de Caldas e Pouso Alegre também confirmaram casos.

De acordo com a Prefeitura de Andradas, o caso confirmado é de um homem que teve contato com uma pessoa que esteve em outra região, onde já havia confirmação da doença. Ele passa bem.
 

LEIA TAMBÉM
Agenda do sábado e domingo tem eventos para todos os públicos
Polícia Civil descobre fábrica clandestina de remédios pet em Campo do Meio (MG)
1º Festival de Viola de São José do Alegre abre inscrições

Ainda, em relação a casos suspeitos, a administração informou que está aguardando resultados de exames, mas que os pacientes estão bem e sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.

Confira a nota divulgada pela prefeitura na íntegra:

NOTA INFORMATIVA VARÍOLA DOS MACACOS (MONKEYPOX)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta sexta-feira, 12 de agosto, foi confirmado o primeiro caso de Varíola dos Macacos (Monkeypox) em Andradas. Trata-se de um homem, que teve contato com uma pessoa de Andradas, que esteve em outra região, onde já foi confirmada a doença. Ele passa bem e o seu estado de saúde é estável. 

Informa ainda que uma pessoa testou negativo para a enfermidade e outras duas amostras de exame aguardam resultados. Tanto a pessoa infectada como os suspeitos seguem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e estão bem.
A grande maioria dos casos tem boa evolução e não apresentam gravidade. 

- Publicidade -

Os sintomas iniciais são gripais, como: febre, mal-estar e dor de garganta. Com elevação da temperatura, os gânglios cervicais, sub-mandibulares, axilares ou inguinais podem aumentar. A erupção na pele geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. As lesões cutâneas passam por diferentes estágios que progridem, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai. 

O tratamento da doença é para o alívio dos sintomas e prevenção de complicações como a infecção bacteriana das lesões.
Para evitar a contaminação é importante utilizar máscara, luvas e outras roupas e equipamentos de proteção individual ao cuidar dos doentes, seja em uma unidade de saúde ou em casa. 

A prevenção e o controle da doença dependem da conscientização das comunidades e da educação dos profissionais de saúde para prevenir a infecção e interromper a transmissão. 

Dúvidas ou mais informações, ligar na Central de Monitoramento (35) 9 9868 0551.

- Publicidade -

LEIA MAIS
Unifei recebe inscrições para concurso público até 16/8
https://www.tudoep.com/tudo-noticias/NOT,0,0,1791973,unifei-recebe-inscricoes-para-concurso-publico-ate-16-8.aspx

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress