20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

App da Ufla monitora atropelamentos da fauna

Gratuita, ferramenta vai colaborar na proteção de animais silvestres; neste fim de semana, equipes fazem conscientização

Um aplicativo desenvolvido pela Ufla (Universidade Federal de Lavras), no Sul de Minas, está ajudando a monitorar atropelamentos de animais silvestres nas estradas brasileiras. Segundo a universidade, o “Sistema Urubu” permite que usuários de todo o Brasil registrem os acidentes com animais colaborando no monitoramento para posterior criação de políticas públicas de proteção à fauna.

O projeto teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) por meio da Chamada Universal 01/2017. De acordo com estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), 475 milhões de animais silvestres são atropelados nas rodovias brasileiras a cada ano. São cerca de 15 animais mortos por segundo.

LEIA TAMBÉM

Corpo de Bombeiros de MG abre concurso com 345 vagas

Sul de Minas tem destaque no turismo estadual, aponta IBGE

O Sistema Urubu funciona como uma rede social de conservação da fauna brasileira. Para colaborar, o usuário tem apenas que baixar o app gratuitamente e, ao perceber um atropelamento ou presença de animais silvestres na pista, fazer o registro com fotos. Ainda, o sistema se encarrega de verificar as imagens para descartar duplicidades.

Para o coordenador do projeto, Alex Bager, do Departamento de Ecologia e Conservação da Ufla, seria impossível ter equipes ou pessoas coletando os dados distribuídas pelo país inteiro. “O sistema é inovador porque se utiliza da famosa ciência cidadã para se obter informações em todo território brasileiro, trazendo a possibilidade de agregar uma grande quantidade de bases de dados e informação em um único lugar”, destaca.

- Publicidade -

O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store e também na Google Play. Atualmente, ele é propriedade da startup Enviroment Inteligência de Negócios e Tecnologia, fundada por Bager e incubada na Ufla.

Segundo o desenvolvedor, a versão atualizada é mais interativa, mas o conceito é o mesmo. Agora é possível, por exemplo, enviar até quatro fotos para avaliação, contra apenas uma da antiga versão. Além disso, é possível também registrar o atropelamento de animais domésticos.

O aplicativo ainda foi “gamificado”, ou seja, ganhou características de um jogo de videogame. Quando um usuário tem sua primeira foto aprovada, ele recebe o status de Baby Bu e, com a progressão no jogo, pode alcançar status maiores até tornar-se o Urubu Rei.

DIA NACIONAL DE URUBUZAR

Neste sábado (12) e domingo (13), o Sistema Urubu vai coordenar uma ação nacional para conscientização sobre o impacto das estradas na vida silvestre. Neste fim de semana, equipes do sistema em todo o país vão realizar eventos de sensibilização.

- Publicidade -

Em 2021, 57 times em 16 estados e 42 municípios participaram da ação. Quem quiser participar, pode criar o próprio time ou se associar a um já existente em sua região de preferência. Os participantes recebem materiais de divulgação como folders, banners e adesivos.

Segundo Alex, o objetivo neste ano é formar no mínimo 70 times espalhados em todo Brasil. “Nós trabalhamos gerando uma rede de discussão para que cada um possa compartilhar essas experiências e que possa ser levado a diferentes lugares do Brasil”, explica Alex.

Para baixar o aplicativo acesse sistemaurubu.com.br
 

LEIA MAIS

Grupo Boticário anuncia expansão em CD de Varginha

- Publicidade -
plugins premium WordPress