A previsão do tempo no Rio Grande do Sul para este domingo (5) indica chuvas isoladas e temperaturas elevadas, segundo a Climatempo. As pancadas de chuva podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente na Serra de Santa Catarina e em todo o estado do RS.
Apesar do volume de chuva ser menor e a duração mais curta, as chuvas podem agravar a situação nos municípios já fragilizados por desastres recentes.
Até quando vai chover no Rio Grande do Sul?
Na segunda-feira (6), a previsão do tempo aponta uma trégua nas chuvas, com períodos de sol entre nuvens. Isso deve trazer alívio para os municípios atingidos pelos temporais da última semana.
O nível do Rio Guaíba continuava elevado no domingo, atingindo 5,30 metros de altura às 7h, de acordo com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços da prefeitura de Porto Alegre. No sábado à noite, o nível do rio estava em 5,22 metros.
LEIA TAMBÉM
O que doar para as vítimas do Rio Grande do Sul?
Como está Gramado com as chuvas?
Impacto dos temporais no Rio Grande do Sul
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana resultaram em 66 mortes confirmadas, com outras seis mortes sob investigação. Esse número supera o total de vítimas da tragédia ambiental ocorrida em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram.
Além das mortes, 101 pessoas estão desaparecidas e 155 ficaram feridas. A Defesa Civil estima que 82,5 mil pessoas estão fora de casa, sendo 13,3 mil em abrigos e 69,2 mil desalojadas, hospedadas em casas de familiares ou amigos.
No total, 317 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema causado pelos temporais, afetando 510,5 mil pessoas.