31 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Brasileiros rejeitam a ideia de uma nova ditadura no Brasil, de acordo com o Datafolha

Datafolha fez pesquisa com 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 municípios

protesto, ditadura, terrorismo, denúncia
Golpe completará 60 anos no domingo (31) (Foto: Agência Brasil)

De acordo com o Datafolha, 53% dos brasileiros rejeitam a ideia de uma nova ditadura no Brasil. Os resultados de uma pesquisa realizada nos dias 19 e 20 de março, e divulgada recentemente, revelam que este é o índice mais alto registrado em uma série histórica de dez anos.

O cenário se desdobra da seguinte forma:

  • 53% dos entrevistados descartam a possibilidade de uma nova ditadura;
  • 22% veem pouco risco de uma ditadura retornar;
  • 20% acreditam na possibilidade de uma ditadura retornar.

A pesquisa, que ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 municípios brasileiros, apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

LEIA TAMBÉM

Brasileiros preferem desprezar data do golpe de 1964

Quais municípios vão receber vacinas contra a dengue?

- Publicidade -

Comparado com a pesquisa anterior realizada em agosto de 2022, quando 49% dos entrevistados temiam uma nova ditadura, e 25% viam pouco risco, os números indicam uma mudança perceptível. Na época, o contexto era a campanha para a eleição presidencial, com a disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pesquisa destaca que, em outubro de 2018, durante a eleição de Jair Bolsonaro como presidente da República, 31% dos brasileiros acreditavam na possibilidade de uma nova ditadura.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress