O desaparecimento de dois equipamentos contendo carga radioativa de Césio-173, na mineradora AMG Brasil, situada em Nazareno (MG), está sendo investigada pela Polícia Civil e uma autarquia federal sobre suspeita de furto dos equipamentos.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (5), a Polícia Civil de Minas Gerais informou que foi instaurado um procedimento investigativo para apurar o caso. Segundo o registro, duas fontes de Césio-137, que fazem parte de equipamentos medidores de densidade, não foram encontradas no local. A corporação esclareceu que diligências serão realizadas para investigar o possível furto e localizar as fontes desaparecidas.
A CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também está investigando o caso. A CNEN foi acionada pela mineradora na noite de quinta-feira passada (29), informando sobre o desaparecimento das duas fontes seladas de Césio-137, com indícios de terem sido furtadas.
De acordo com a CNEN, essas fontes são duplamente encapsuladas e protegidas externamente por aço inoxidável. Cada uma possui uma atividade individual de 5mCi e fazem parte de equipamentos medidores de densidade, sendo classificadas como de categoria 5, ou seja, de baixo risco.
No dia seguinte, técnicos foram enviados ao local para coletar informações e avaliar as ações dos técnicos de radioproteção da mineradora. Além disso, a empresa está conduzindo uma investigação interna em colaboração com a CNEN.
LEIA TAMBÉM
O que é a jornada de trabalho 12×36?
PF faz buscas na casa de Pablo Marçal por lavagem de dinheiro
Nesta quarta-feira (5), a diretoria de Radioproteção e Segurança da CNEN enviou uma equipe de licenciamento ao local para investigar a possibilidade de furto.
Em comunicado, a mineradora AMG Brasil ressaltou que leva esse incidente muito a sério e expressou profundo pesar por qualquer preocupação causada às comunidades vizinhas. A empresa enfatizou que a segurança e o bem-estar de todos os indivíduos nessas áreas são prioridades e que estão empregando todos os esforços necessários para resolver a situação o mais rápido possível. A AMG Brasil solicitou à população que entre em contato para fornecer qualquer informação relacionada às fontes supostamente furtadas e divulgou a imagem de um equipamento similar
LEIA MAIS
Novo ciclone extratropical atinge o Brasil nesta semana