9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Cobra que canta? Pesquisadores registram cobra vocalizando

Registro feito por cientistas em 2021 foi divulgado após publicação na revista Acta Amazônia, na última semana

Pesquisadores brasileiros registraram a primeira vocalização de uma serpente na América do Sul. A descoberta foi feita por cientistas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), que registraram o “canto” emitido pela cobra papa-lesma, ou dormideira, da espécie Dipsas catesbyi, nativa do continente sul-americano.

Essa descoberta foi feita em junho de 2021, porém só foi divulgada com a publicação na revista científica Acta Amazônia na última semana. Na ocasião, os pesquisadores estavam observando o hábito típico da espécie de esconder a cabeça entre o corpo. Durante o registro desse momento, eles foram surpreendidos pela vocalização do animal, o que eles classificaram como um “grito”.

O vídeo foi divulgado pelo Projeto Suaçuboia, iniciativa fundada por parte dos cientistas envolvidos na pesquisa. Nele, é possível observar o momento em que o animal emite um som semelhante aos produzidos por brinquedos infantis. Confira abaixo:

 

 

 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM 

Anistia de multa na pandemia serve apenas para Bolsonaro? 

Quem é o Delegado Da Cunha? 

 

- Publicidade -

Esta foi a primeira vez que cientistas registraram uma vocalização de uma cobra na América Latina. Mas essa habilidade de “canto” não é inédita no mundo, em que espécies de serpentes nativas de outros locais, como América do Norte e Ásia, já apresentaram esse tipo de comportamento, segundo o Projeto Suaçuboia.

Uma das teses dos profissionais é de que a vocalização seja um resquício de lagartos, grupo mais próximo ao da serpente e que possui um repertório vocal variado e estudado.

A papa-lesma é uma espécie encontrada na região da Amazônia e em áreas de transição entre o bioma e o Cerrado, conforme o Inpa.
 

 

LEIA MAIS 

Pesquisa mostra como diminuir emissão de gases de efeito estufa nas pastagens

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress