Pesquisadores brasileiros registraram a primeira vocalização de uma serpente na América do Sul. A descoberta foi feita por cientistas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), que registraram o “canto” emitido pela cobra papa-lesma, ou dormideira, da espécie Dipsas catesbyi, nativa do continente sul-americano.
Essa descoberta foi feita em junho de 2021, porém só foi divulgada com a publicação na revista científica Acta Amazônia na última semana. Na ocasião, os pesquisadores estavam observando o hábito típico da espécie de esconder a cabeça entre o corpo. Durante o registro desse momento, eles foram surpreendidos pela vocalização do animal, o que eles classificaram como um “grito”.
O vídeo foi divulgado pelo Projeto Suaçuboia, iniciativa fundada por parte dos cientistas envolvidos na pesquisa. Nele, é possível observar o momento em que o animal emite um som semelhante aos produzidos por brinquedos infantis. Confira abaixo:
LEIA TAMBÉM
Anistia de multa na pandemia serve apenas para Bolsonaro?
Esta foi a primeira vez que cientistas registraram uma vocalização de uma cobra na América Latina. Mas essa habilidade de “canto” não é inédita no mundo, em que espécies de serpentes nativas de outros locais, como América do Norte e Ásia, já apresentaram esse tipo de comportamento, segundo o Projeto Suaçuboia.
Uma das teses dos profissionais é de que a vocalização seja um resquício de lagartos, grupo mais próximo ao da serpente e que possui um repertório vocal variado e estudado.
A papa-lesma é uma espécie encontrada na região da Amazônia e em áreas de transição entre o bioma e o Cerrado, conforme o Inpa.
LEIA MAIS
Pesquisa mostra como diminuir emissão de gases de efeito estufa nas pastagens