No mês de outubro, mais um eclipse poderá ser visto. Desta vez, o espetáculo acontece no sábado (28), coincidentemente com a Lua do Caçador, lua cheia do mês. O eclipse começa quando a Lua gradualmente se move para a penumbra, a sombra externa mais clara da Terra.
A fase penumbral tem início às 15h01, quando a Terra se move entre a Lua e o Sol, lançando a sombra da Terra na superfície lunar.
O eclipse parcial termina quando a lua sair da umbra e retornar à penumbra, marcando um segundo estágio de eclipse penumbral às 18h52. Já o eclipse lunar terminará às 19h26, encerrando o espetáculo. O fenômeno completo vai durar 4 horas e 25 minutos e a fase parcial o 1 hora e 18 minutos.
LEIA TAMBÉM
O que mudou na nova Lei de Cotas?
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ECLIPSE SOLAR E LUNAR?
Quando um planeta ou Lua atrapalha a luz do Sol ocorre no céu o fenômeno que conhecemos como eclipse. Na Terra, é possível visualizar dois tipos de eclipse: solar, como o que ocorreu no último dia 14, e lunar, que ocorrerá no próximo dia 28.
Um eclipse solar acontece quando a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. No dia 14, o eclipse foi do tipo anular, que é quando o disco solar fica quase todo coberto e escuro, com apenas uma borda fina luminosa à vista, lembrando um anel.
Já os eclipses lunares são aqueles em que a Terra está entre o Sol e a Lua, com esta posicionada na sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase Cheia.