8 de maio de 2024
- Publicidade -
No pé do café

No Pé do Café: saiba como aumentar a produtividade da sua lavoura

Gustavo Rennó mostra dicas de rendimento na prática de uma fazenda que rendeu 149 sacas de café por hectare

 

 

No “No Pé do Café” (EPTV) desta semana, o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, acompanhou uma fazenda com alta produção de café, que tem de rendimento médio, 150 sacas de café por hectare. Ele deu dicas de como uma fazenda de 1,7 hectares teve um rendimento médio tão efetivo. Confira o vídeo abaixo:

COMO AUMENTAR O MEU RENDIMENTO POR HECTARE?

Uma das dicas dadas pelo gerente do cafezal, Donizete Silva, é buscar sempre manter o café seco, de uma forma que facilite o seu manuseio durante a produção, além de colher de uma forma cuidadosa, evitando bater na planta ou chacoalhá-la para fazer o café cair mais rápido; é sempre importante cuidar muito bem da plantação na hora da colheita para não danificar a planta.

Outra dica importante que é aplicada na fazenda analisada é o método de esqueletamento da plantação, que foi construído de uma forma mais alta, se diferenciando do tamanho tradicional, que tende a ser um pouco mais baixo.

Além disso, o cuidado com a irrigação constante é de extrema importante, diferenciando do esquema tradicional, que tende a irrigar de forma menos incisiva.

Um diferencial da fazenda analisada, que pode ser um dos motivos de tanto rendimento, é a sua idade, já que ela possui mais de 25 anos de idade e já é bem experiente comparada a grande maioria das fazendas, por conta disso, sua produtividade pode ser aumentada pôr do costume da idade.

Claro que além de todas essas pequenas dicas, é sempre necessário cuidar do solo e da planta de forma efetiva, suprindo os nutrientes necessários e se atentando com as necessidades da planta. Além disso, é sempre importante manter um nível alto de folheais para suprir a necessidade desses nutrientes; como no caso da fazenda analisada, que folheia por ano, seis vezes, se mantendo na média geral.

- Publicidade -

Vale ressaltar que independente das dicas apresentadas, o produtor de café tem que sempre se manter ciente do que a lavoura realmente necessita, por conta que, cada caso de determinada fazenda, é um caso diferente, com necessidades diferentes.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress