O calor gerado por residências com aparelhos de ar-condicionado pode aquecer a atmosfera de uma cidade em mais de 2ºC, de acordo com um estudo europeu de 2020. A análise se tornou um debate público depois que a deputada francesa Mathilde Panot comentou sobre os resultados da descoberta durante uma entrevista. As informações são do site Euronews.
A pesquisa se baseou em cidades da Europa, incluindo Paris. De acordo com os resultados, os aumentos de temperatura causados pela tecnologia “dependem da hora do dia e das características da onda de calor, principalmente da sua intensidade”.
Os pesquisadores tiveram como base a onda de calor de 2003, que matou mais de 14 mil pessoas na França, para conseguirem modelar suas previsões.
A partir disso, foi descoberto que, depois de “nove dias de uma onda de calor semelhante a de 2003”, o uso sistemático de ar-condicionado durante esse período aumentaria a temperatura do ar “em até 2,4°C”.
LEIA TAMBÉM
Lula afirma que militares se apoderaram do 7 de Setembro
Ciclone extratropical traz frente fria para São Paulo
COMO O AR-CONDICIONADO AQUECE O PLANETA?
De acordo com a publicação, o ar-condicionado contribui para o aquecimento do planeta funcionando como uma bomba de calor, já que ele resfria um local enquanto libera ar quente para fora do ambiente.
Os aparelhos ainda liberam gases nocivos que aquecem o planeta. Além disso, eles também consomem mais energia do que qualquer outro eletrodoméstico, em que são responsáveis por cerca de 10% da eletricidade global.
Esse fenômeno de aquecimento também já foi comprovado por outros estudos. Uma pesquisa publicada em 2014 no “Journal of Geophysical Research: Atmospheres” apontou que o excesso de calor gerado pelos aparelhos de ar-condicionado pode aumentar a temperatura externa em 1ºC a 1,5ºC.
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados aprova urgência para limite do juros do cartão de crédito