9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é a PEC das drogas?

Proposta foi aprovado pela maioria do colegiado do Senado nesta quarta-feira (13)

Agora, proposta segue para o plenário do Senado (Foto: Freepik)

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza o porte de drogas, endurecendo a legislação atual.

O que é a PEC das drogas?

Proposta de emenda pode incluir na Constituição que tanto a posse (possuir uma quantidade) quanto o porte (carregar consigo), mesmo que para consumo próprio, passem a ser crime.

Por 23 votos a 4, a proposta foi aprovada na CCJ e segue agora para o plenário do Senado.

Veja o que pode acontecer com o porte da maconha para uso pessoal

  • Como é hoje?

A pessoa fica submetida a advertência, prestação de serviços à comunidade e aplicação de medidas educativas (essas duas últimas pelo prazo máximo de cinco meses). Mas não é fichada na Justiça.

  • Como será se o STF descriminalizar?

A pessoa continuar sem ser fichada e continua sujeita às medidas socioeducativas. Mas o STF vai definir uma quantidade máxima que configura uso pessoal, o que hoje não existe.

  • Como será se o Congresso criminalizar?

Mesmo pequenas quantidades para uso próprio levarão a registro na ficha criminal e a medidas socioeducativas e de tratamento.

LEIA TAMBÉM

Quem vai receber o pagamento do Bolsa Família de março antecipado?

- Publicidade -

Detran-SP libera transferência de veículos automática; veja como fazer

O STF pretende fixar um critério objetivo para diferenciar o usuário de maconha do traficante: estabelecer uma quantidade máxima da erva que uma pessoa pode ter consigo. Os ministros Gilmar Mendes (relator do caso), Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram pela descriminalização do porte e para que esse limite seja de 60 gramas. O ministro Edson Fachin entendeu que é o Legislativo quem deve fixar esse limite.

Os ministros Cristiano Zanin, Nunes Marques e André Mendonça votaram contra a criminalização, mas também fixaram parâmetros. Para Zanin e Nunes Marques, a quantidade máxima para caracterizar o uso deveria ser de 25 gramas. Para Mendonça, o máximo seria de 10 gramas.

*Com informações da Agência Estado

- Publicidade -

**Sob supervisão de Larissa de Morais

LEIA MAIS

Mãe não gestante em união homoafetiva tem direito à licença?

- Publicidade -
plugins premium WordPress