2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Descubra se Nicolás Maduro é procurado pela CIA

Presidente Nicolás Maduro é acusado de ter agravado a crise econômica na Venezuela, além de ser classificado como ditador; entenda os mitos e verdades

 

Na noite deste domingo (28), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília. Ele veio ao Brasil para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma reunião com os líderes sul-americanos. A agenda, no Palácio do Planalto, inclui reunião privada entre os líderes às 10h30, reunião ampliada às 11h30 e uma cerimônia de assinatura de atos às 12h30, seguida de almoço às 13h30.

O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os dois mandatários devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares.

“Será ocasião, também, para que os presidentes conversem a respeito dos processos de diálogo interno na Venezuela, com vistas à realização das eleições de 2024”, informou o Itamaraty.

Nas redes sociais, o presidente venezuelano agradeceu “a calorosa acolhida” e citou o desenvolvimento de uma agenda diplomática que reforce “a união dos povos do continente”. Por outro lado, os internautas levantaram questionamentos sobre Maduro. Entenda as principais polêmicas: 

  

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM 
 
Saiba quem é Erdogan, reeleito na Turquia para mais 5 anos 
  
Febre amarela: São Paulo volta a registrar mortes; veja sintomas
 


NICOLÁS MADURO É PROCURADO PELA CIA?

Em 2021, Nicolás Maduro afirmou que havia recebido um funcionário da CIA (Central Intelligence Agency), de acordo com informações da AFP. Na época, ele esclareceu que recebia diversos funcionários de vários países diferentes todos os dias. Embora não tenha explicado o motivo da visita, ele disse que fariam uma reunião secreta.

Anos antes, em 2019, segundo informações do jornal Poder 360, Maduro teria levantado outra polêmica. Na ocasião, ele afirmou que o general Manuel Ricardo Christopher Figueira, que liderou um levante militar naquele ano, era um agente infiltrado da inteligência americana.

- Publicidade -

“Depois de investigações, conseguimos comprovar que o general Manuel Ricardo Cristopher tinha sido cooptado pela CIA há mais de 1 ano e trabalhava como 1 traidor, 1 espião infiltrado nos cargos que ocupava”, afirmou.

Outro confronto envolvendo a agência americana aconteceu em 2020. Dessa vez, o Governo dos Estados Unidos apresentou uma acusação criminal contra Maduro por tráfico internacional de drogas. Na época, o governo americano ofereceu uma recompensa de 15 milhões de dólares por informações do presidente, afirmou o jornal El País.

Para o presidente da Venezuela, aquela foi uma clara tentativa do então governo de Donald Trump de tirá-lo do poder. E, de fato, o Governo de Maduro está há anos sob a vigia de autoridades norte-americanas.

MADURO É UM DITADOR?

Na manhã desta segunda-feira (29), um dia antes do encontro com os líderes sul-americanos, diversos jornais classificaram Nicolás Maduro como ditador. O líder da Venezuela foi um seguidor fiel do antigo presidente venezuelano, Hugo Chávez – que ocupou o cargo por mais de 13 anos. Chávez foi considerado um dos mais importantes líderes latino-americanos do século 21, segundo informações da BBC.

Com a sua morte, o país entrou em um colapso econômico severo. Além disso, seu governo foi duramente criticado por ter fechado veículos de comunicação e por ter seguido com uma lógica autoritária.

Em 2013, Maduro, que foi participante ativo de sindicatos e motorista de ônibus, tornou-se presidente da Venezuela. Entre muitas polêmicas, ele é acusado internacionalmente de ter levado o país aos caos político, social, além de ter agravado a economia nacional.

Atualmente, ele está no PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) e a principal ideologia é o chavismo, que segue uma lógica de esquerda nos diversos setores sociais e econômicos.

TEM VOTAÇÃO NA VENEZUELA?

O presidente da Venezuela é eleito por voto popular com a existência de partidos de oposição. O sistema funciona por meio do “sufrágio universal e direto”. Isso significa que há votação para governadores, deputados, prefeitos e vereadores.

Embora a última eleição, que consagrou Maduro com mais seis anos no poder, não seja aceita por alguns países no mundo, o Centro Carter de Estudos – uma das mais importantes organizações de observação eleitoral no mundo – já classificou o sistema eleitoral como “conceituado” e “sofisticado”.

Nele, um conjunto de 16 auditorias são realizadas e componentes fundamentais de urnas e softwares são feitas.

Desde 1999, o país de Maduro se trata de uma república federal presidencialista com a existência de cinco poderes:

-Executivo;
-Legislativo;
-Judiciário;
-Cidadão;
-Eleitoral.

As próximas votações acontecem em 2024, seis anos desde a última reeleição de Maduro, em 2018. Nos últimos anos, o político Juan Guaidó foi a principal figura que se opôs ao governo de Nicolás.
   
*Com informações de Agência Brasil e BBC.

  

LEIA MAIS 
 
Saiba qual é o futuro da geração de energia no mundo

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress